COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Quarta escola de Recife suspende aulas presenciais para uma turma por causa de caso de covid-19

Aulas serão remotas nesta semana de 3 a 6 de novembro. Se não houver novos casos, ensino presencial voltará no dia 9

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 02/11/2020 às 18:35 | Atualizado em 02/11/2020 às 18:54
BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM
PROTOCOLO Cognitivo tomou os cuidados para a volta das aulas - FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM

Mais um aluno de escola particular de Recife está com covid-19 e por isso as aulas presenciais serão suspensas para a turma dele. Desta vez é para uma classe de 1º ano do ensino médio do Colégio Cognitivo, unidade Boa Viagem, na Zona Sul. Em comunicado aos pais e professores, a unidade informa que as aulas serão remotas nesta semana, de 3 a 6 de novembro. Desde que o ensino presencial voltou na rede privada, em 9 de outubro, já houve casos de estudantes infectados nos Colégios Damas, Grande Passo e CBV. No Damas também um professor adoeceu.

"Tivemos a confirmação de um estudante do 1º ano de Boa Viagem com diagnóstico positivo para Covid-19.
Seguindo o protocolo, será feita a comunicação aos demais estudantes. Diante disso, na semana de 3 a 6 de novembro, as aulas dessa turma serão dadas no formato online, seguindo o horário da própria turma, além da turma que regularmente já é remota", explica o colégio em comunicado enviado para os docentes na tarde desta segunda-feira (02). As famílias também foram informadas nesta tarde.

Segundo um dos membros do conselho diretor do Cognitivo, Eduardo Belo, a turma tem 20 alunos. "A mãe do aluno doente nos avisou hoje de manhã. Consultamos o protocolo e o médico infectologista que nos acompanha e decidimos suspender as aulas por 7 dias. Se não houver novos casos, voltaremos com as aulas presenciais na próxima segunda-feira, dia 9", explica Eduardo Belo.

PROTOCOLO

A reabertura das escolas, públicas e privadas, deve seguir um protocolo específico elaborado pelo governo estadual, por meio das Secretarias de Saúde e de Educação de Pernambuco. Está dividido em quatro eixos: distanciamento social; proteção e prevenção; comunicação e monitoramento; e vigilância epidemiológica em âmbito escolar. Esse último capítulo é o que dá as orientações específicas para os procedimentos caso haja algum doente na escola.

Todas as três séries do ensino médio já podem ter aulas presenciais. A partir da próxima semana, em 10 de novembro, estarão liberadas as atividades, nas escolas, para os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, apenas de escolas particulares.

Na semana seguinte, dia 17, poderão retomar o ensino presencial os estudantes do 1º ao 5º ano do fundamental. Já as turmas de educação infantil está autorizada a voltar em 24 de novembro. Para alunos de escolas municipais e estaduais não há previsão ainda de aulas presenciais, segundo o governo de Pernambuco.

 

Comentários

Últimas notícias