COVID-19

Professor do 2º ano do ensino médio de escola particular do Recife testa positivo para coronavírus

Segundo comunicado da escola, como medida preventiva, docente foi afastado das funções por 10 dias; aulas presenciais não foram suspensas

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 28/10/2020 às 23:46 | Atualizado em 28/10/2020 às 23:50
WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
Colégio garante que está obedecendo a todos os protocolos - FOTO: WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM

Um professor do 2º ano do ensino médio do Colégio Damas, nas Graças, Zona Norte do Recife, testou positivo para covid-19. Em comunicado emitido nesta quarta-feira (28), a unidade de ensino informou que "por ser um exame de triagem em que a pessoa está assintomática, obedecendo a todos os protocolos de reabertura das atividades presenciais, não há necessidade de suspensão das aulas presenciais". Como medida preventiva, o profissional permanecerá afastado por 10 dias. Em 22 de outubro, o Damas suspendeu as aulas presenciais para as turmas de 3º ano do ensino médio por 14 dias devido à contaminação de alguns alunos pelo vírus

>> Colégio no Recife suspende aulas por 14 dias devido a surto de covid-19 entre alunos

>> Mais uma escola particular do Recife suspende aulas após caso de covid-19

>> 'Não há razão para qualquer atitude fora do planejado', diz Sinepe sobre caso de covid-19 em escola particular do Recife

>> Após caso de covid-19 em escola particular do Recife, Sinpro afirma que 'há grande temor entre professores'

O aviso assinado pela diretora-geral, irmã Marcela Sarmento Cavalcanti, sobre a contaminação do professor, destaca que o protocolo setorial da educação do governo de Pernambuco, que teve orientações complementares divulgadas recentemente, reforça as condutas tomadas pelo colégio. "Entre os pontos, o documento oficial trata ainda que o contato com alguém que testou positivo não exige isolamento e testagem. 'O simples fato de ter tido contato com o caso sintomático ou que testou positivo não significa que caracteriza contato próximo, se todos os que tiveram contatos estavam usando máscaras e seguindo as etiquetas respiratórias, não se faz necessário promover o isolamento e a testagem', frisa o protocolo", traz trecho do comunicado.

Leia o comunicado do Colégio Damas

Prezados pais,

Após testes de triagem realizados em professores do Ensino Médio, por orientação do Colégio Damas, um deles, da 2º série do Ensino Médio, obteve resultado positivo para a Covid-19. Por ser um exame de triagem em que a pessoa está assintomática, obedecendo a todos os protocolos de reabertura das atividades presenciais, não há necessidade de suspensão das aulas presenciais. Será mantido o ensino híbrido alinhado aos protocolos.

Os médicos infectologistas que prestam consultoria para o Colégio Damas discutiram o caso em conjunto com o comitê de retomada da instituição para definir essas condutas. O Colégio também já notificou ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde - Cievs. Como medida preventiva, o professor está afastado das aulas presenciais por 10 dias.

O protocolo setorial da Educação do Governo de Pernambuco, que teve orientações complementares divulgadas recentemente, reforça as condutas tomadas. Entre os pontos, o documento oficial trata ainda que o contato com alguém que testou positivo não exige isolamento e testagem. “O simples fato de ter tido contato com o caso sintomático ou que testou positivo não significa que caracteriza contato próximo, se todos os que tiveram contatos estavam usando máscaras e seguindo as etiquetas respiratórias, não se faz necessário promover o isolamento e a testagem”, frisa o protocolo.

Reforçamos a transparência, a ética e o compromisso, pilares de nossa instituição, com toda a comunidade educativa do Colégio Damas nesta comunicação. Nossas equipes estão à disposição para quaisquer esclarecimentos ou dúvidas. Continuamos contando com a parceria de todas as famílias e rogamos a Deus discernimento, coragem e fé nesta caminhada.

Atenciosamente,

Ir. Marcela Sarmento Cavalcanti

Diretora-Geral

Aulas do 3º ano suspensas devido a surto de covid-19

Devido à contaminação de alguns alunos pela covid-19, as aulas presenciais para as turmas de 3º ano do ensino médio do Colégio Damas foram suspensas no dia 22 de outubro. A medida vale até 2 de novembro. As aulas presenciais voltam, portanto, em 3 de novembro. Até lá os conteúdos serão repassados pelo modelo remoto.

Por meio de nota, a direção do colégio não informou a quantidade de estudantes doentes e nem se eles são todos da mesma turma. A escola voltou a receber os estudantes no último dia 13, quando o retorno estava autorizado pelo governo estadual para os 2º e 3º anos dessa etapa da educação básica.

"Nesta quarta-feira (21), a direção do Colégio Damas foi notificada que alunos da 3ª série do ensino médio testaram positivo para covid-19. As pessoas que tiveram contato com eles já foram comunicadas sobre o resultado e receberam a orientação de ficarem em isolamento e realizarem o teste. Estamos cientes de que essa contaminação ocorreu antes do retorno às aulas presenciais, durante um encontro entre os alunos fora do ambiente escolar", disse o colégio, em nota.

Comentários

Últimas notícias