COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Youtuber simula atraso no Enem e chega de charrete ao local de prova

Paulo Miranda alugou uma charrete e se passou por um vestibulando em frente ao bloco G da Unicap, área central do Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 17/01/2021 às 14:39 | Atualizado em 17/01/2021 às 14:54
Notícia
X

A chegada de um jovem, em uma charrete, na Rua Almeida Cunha, em frente ao Bloco G da Unicap, na Boa Vista, área central do Recife, chamou a atenção de quem acompanhou o fechamento dos portões no primeiro dia do Enem, no início da tarde deste domingo. Foi uma brincadeira feita pelo estudante Paulo Miranda, 21 anos, que tem um canal no Youtube. É a primeira vez que ele realiza a pegadinha. Em outras edições do exame, outras pessoas também fizeram trotes, simulando serem candidatos atrasados.

"A intenção era fazer um negócio diferente e chamativo. Sempre quis ter um canal no Youtube. Criei no começo do ano passado. Como já passei pelo Enem, tive a ideia de simular um atraso", relata Paulo. Ele participou do exame três vezes, nas edições de 2017, 2018 e 2019. No último, conseguiu nota suficiente para aprovação em administração na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde cursa o segundo período.

Paulo alugou a charrete por R$ 150. Um amigo seu ajudou na encenação. "Ele fez de conta que era meu irmão. Aí simulamos uma discussão na frente do prédio por causa do atraso", diz o estudante. Ele disse que a intenção foi mesmo distrair as pessoas devido à tensão do Enem, principalmente neste ano de pandemia de covid-19.

Neste domingo, os candidatos fazem provas de ciências humanas e linguagens. Têm também que escrever uma redação cujo tema é O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. Os feras podem sair a partir das 15h30. O exame acaba às 19h. Para sair com o caderno de provas, a saída é liberada a partir das 18h30.

 

Tags

Autor