"O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira" é o tema da redação do Enem 2020
Tema foi divulgado no início da tarde pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro. Candidatos devem escrever um texto de 8 a 30 linhas
"O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira" é o tema da redação do Enem 2020. A informação foi divulgada no início da tarde pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, através de uma postagem no Twitter.
A prova está sendo realizada neste domingo, primeiro dia do exame, juntamente com os testes de ciências humanas e linguagens. Os candidatos devem escrever um texto de 8 a 30 linhas. Se a dissertação tiver até 7 linhas o estudante leva zero. Neste domingo, o Enem vai até 19h. A saída é liberada a partir das 15h30.
Cada teste passa por dois corretores. Caso haja uma diferença de mais de 100 pontos em relação à nota total da prova ou de mais de 80 pontos em relação a alguma das competências, o texto passa, então, por um terceiro corretor. Se a diferença persistir, a prova é avaliada por uma banca composta por três professores, que atribuirá a nota final do participante.
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O Inep ressalta que o texto deve ser dissertativo-argumentativo, precisa ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista. A opinião do autor deve estar fundamentada com explicações e argumentos.
CRITÉRIOS
As redações do Enem são avaliadas em cinco competências, cada uma vale 200 pontos. A nota pode chegar a 1000 pontos. Entre os motivos que conferem nota zero ao estudante estão fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
As cinco competências são: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.