COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Defensoria Pública cria canal para receber denúncias sobre o Enem 2020

Qualquer problema referente à aplicação das provas do Enem pode ser comunicado ao órgão por meio do Observatório Enem 2020

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 21/01/2021 às 16:12 | Atualizado em 21/01/2021 às 16:14
Notícia
X

Candidatos que estão participando do Enem 2020 e que tiverem qualquer problema em relação à aplicação das provas podem denunciar o ocorrido na Defensoria Pública da União. O órgão criou o Observatório Enem 2020, um canal online para que a população reporte dificuldades e problemas relacionados à realização do exame. A ideia é que essas denúncias possam embasar atuações futuras da DPU.

O segundo e último dia do Enem tradicional será no próximo domingo (dia 24), com provas de matemática e ciências da natureza. O Enem digital está marcado para 31 de janeiro e 7 de fevereiro. O exame começou no último fim de semana, no domingo (dia 17), com testes de redação, linguagens e ciências humanas. Houve uma taxa de abstenção histórica, 51,5%. Havia 5,6 milhões de inscritos no modelo impresso.

A Defensoria Pública alerta que o Observartório Enem 2020 não estará aberto para assuntos não relacionadas ao Enem, "como dúvidas ou consultas, inclusive sobre andamento de procedimentos já instaurados na DPU, além de boatos, fake news ou informações sabidamente falsas. Também estão vedadas mensagens ofensivas, racistas, misóginas, LGBTIfóbicas, xenofóbicas ou que, de qualquer outra forma, violem os direitos humanos", ressalta o órgão.

No primeiro dia do Enem houve relatos de salas lotadas, sem respeitar o distanciamento social exigido, uma das medidas de biossegurança para evitar a contaminação da covid-19. Nos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio da Grande Sul, candidatos disseram que foram barrados nas salas por esse motivo.

SAIBA MAIS

O QUE É?
O Observatório ENEM 2020 é um canal de livre acesso da população para que sejam reportadas quaisquer dificuldades e problemas relacionados à aplicação da prova do ENEM.

O QUE SERÁ FEITO COM A MINHA COMUNICAÇÃO?
As comunicações serão registradas e catalogadas para embasar atuações coletivas da Defensoria Pública da União e propiciar à Instituição o conhecimento das demandas atinentes ao ENEM.

O QUE EU POSSO REGISTRAR NO OBSERVATÓRIO ENEM 2020?
Toda e qualquer notícia de dificuldades e problemas relacionados à aplicação da prova do ENEM.

O QUE EU NÃO POSSO REGISTRAR NO OBSERVATÓRIO ENEM 2020?
– Comunicações não relacionadas ao ENEM;
– Dúvidas ou consultas, inclusive consulta processual de procedimentos já instaurados na Defensoria Pública da União;
– Boatos, fake news ou qualquer outra notícia que não seja do conhecimento concreto e/ou específico do comunicante;
– Informações sabidamente falsas;
– Mensagens ofensivas, racistas, misóginas, LGBTIfóbicas, xenofóbicas ou que, de qualquer outra forma, viole direitos humanos.

A COMUNICAÇÃO REGISTRADA É GARANTIA DE QUE A DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO VAI ATUAR EM MEU FAVOR?
Toda informação trazida no Observatório ENEM 2020 será registrada e catalogada para que a Defensoria Pública da União possa planejar sua atuação coletiva.
No entanto, não é possível requerer assistência jurídica individual por meio do Observatório ENEM 2020. Para que a DPU possa atuar em seu favor individualmente, é necessário buscar a Unidade da DPU mais próxima de sua residência (https://www.dpu.def.br/contatos-dpu)

VOU RECEBER RESPOSTA DA MINHA COMUNICAÇÃO?
As comunicações serão todas registradas e catalogadas, mas não serão necessariamente respondidas individualmente. O nome e a foto associados à sua conta do Google serão registrados quando você fizer upload de arquivos e enviar o formulário.

Tags

Autor