COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

MEC publica edital para adesão das universidades ao Sisu 2021

Instituições que desejarem participar devem aderir ao sistema entre 8 e 12 de fevereiro. Cronograma de inscrições dos candidatos só será liberado após o resultado do Enem, previsto para sair no fim de março

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 22/01/2021 às 13:02 | Atualizado em 22/01/2021 às 13:07
Notícia
X

As universidades públicas que vão participar da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2021 devem aderir ao processo seletivo entre 8 e 12 de fevereiro. Edital que define o cronograma e os procedimentos para adesão das instituições públicas de ensino superior foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (22).

O Ministério da Educação (MEC), responsável pela coordenação do Sisu, informa que os candidatos vão concorrer às vagas com as notas do Enem 2020 e que o calendário com as datas de inscrições será publicado em novo edital, após a divulgação das notas do exame, previstas para serem liberadas em 29 de março.

O Enem 2020, na versão impressa, acaba no próximo domingo, com provas de matemática e ciências da natureza. Nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro haverá o Enem digital para 96.086 candidatos.

Em 23 e 24 de fevereiro ocorrerá a reaplicação do Enem para pessoas privadas de liberdade e estudantes que tiveram covid-19 ou problemas de logísitica nas outras datas. Também para cerca de 160 mil inscritos do Estado do Amazonas, que devido à covid-19 não realizou o exame nos dias previstos inicialmente.

O MEC destaca que é de exclusiva responsabilidade da instituição participante do Sisu descrever, no documento de adesão, as condições específicas de concorrência às vagas por ela ofertadas no âmbito do Sisu. Após o período de adesão, as instituições terão de 17 a 23 de fevereiro para retificar, se for o caso, as informações constantes nos documentos de adesão, que deverão ser encaminhados ao MEC.

Participam do Sisu, de Pernambuco, as três universidades federais - UFPE, UFRPE e Univasf - e a estadual UPE. Também os dois institutos federais, IFPE e IF do Sertão. A UFPE, maior das instituições de ensino superior do Estado, já anunciou que vai ofertar um total de 6.992 vagas distribuídas nos seus três câmpus (Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru). São 10 vagas a mais em relação ao ano passado. O acréscimo foi no curso de fonoaudiologia na capital.

Coordenadora nacional do Colégio de Pró-reitores de Graduação (Cograd) das universidades federais e pró-reitora da UFRPE, a professora Socorro Oliveira convidou representantes do MEC para participar de uma reunião, no dia 9 de fevereiro, para tratar do Sisu 2021.

Na primeira edição do Sisu 2020, realizada em janeiro do ano passado, foram abertas 237.128 vagas em 128 instituições públicas de ensino superior. Em 2019 foram 235.461 vagas em 129 estabelecimentos educacionais. Em Pernambuco, ano passado, houve 14.931 vagas.


 

Tags

Autor