COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

O Enem e os milhares de sonhos por trás do exame

Caylane e milhares de outros estudantes sonham com o ingresso na universidade. Nota do Enem é porta de entrada para concorrer a vagas no ensino superior público

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 23/01/2021 às 21:49 | Atualizado em 23/01/2021 às 21:50
Notícia
X

Caylane Lima quer ser psicóloga. Planeja ir da graduação ao doutorado e ser uma das primeiras da família a ingressar no ensino superior. Aos 17 anos, concluiu o ensino médio, em 2020, na Escola de Referência em Ensino Médio Ernesto Silva, localizada em Rio Doce, Olinda, no Grande Recife, bairro onde também mora. É uma das milhares de jovens que está depositando seu futuro no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O segundo e último dia da avaliação, no modelo tradicional, acontece hoje em todo o País, com testes de matemática e ciências da natureza.

As provas serão realizadas depois de um abstenção histórica de 51,5% registrada no último domingo (2,8 milhões de ausentes, de um total de 5,6 milhões de inscritos), quando o exame começou, e em meio a queixas de salas lotadas e quebra de regras de biossegurança por causa da pandemia de covid-19.

Para outros 96.096 estudantes, a maratona do Enem será nos próximos dois domingos (31 de janeiro e 7 de fevereiro), com a aplicação do novo modelo de exame, o digital. Um terceiro grupo de estudantes, incluídos os participantes do Amazonas e os que adoeceram do novo coronavírus em todos os Estados, se juntará aos candidatos que cumprem medidas socioeducativas e detentos para fazerem as provas em 23 e 24 de fevereiro, quando está programada a reaplicação do Enem.

Encerradas essas etapas, começa a contagem regressiva para o resultado do exame, previsto para sair em 29 de março. Com as notas, é possível concorrer a vagas de graduação em mais de cem universidades públicas participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O calendário de inscrições ainda não foi divulgado, mas a perspectiva é que seja em abril. Para quem planeja estudar numa das quatro universidades públicas de Pernambuco - UFPE, UFRPE, Univasf e UPE - é preciso se inscrever no Sisu.

Com o Enem é possível também disputar bolsas em faculdades privadas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), do governo federal, ou pedir ajuda para pagar as mensalidades por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Mas a primeira edição do Prouni já aconteceu este mês e a do Fies será em fevereiro. Os participantes deste Enem terão que esperar a segunda edição dos programas para se inscreverem, o que deve ocorrer na metade do ano.

Jovens que estudaram o ensino médio em Pernambuco (escola pública ou privada), que residem no Estado e que sonham com a carreira médica terão um estímulo a mais. A UFPE vai conceder bônus de 10% na média final do Enem, no Sisu, para os concorrentes do curso de medicina do Recife. O benefício já existe para candidatos de Vitória e de Caruaru e que estudaram nessas regiões.

O mesmo bônus será ofertado pela UPE para medicina, odontologia e direito. No caso da estadual, o acréscimo na nota levará em conta critério regional. Significa que o benefício vai ser concedido conforme a região que o candidato estudou e mora.

“Desejo chegar ao doutorado. Muitos colegas desistiram. Eu permaneci estudando, ano passado, todos os dias, mesmo distante da escola. O maior desafio foi controlar o emocional”, diz Caylane. “Meu maior intuito sempre foi ajudar as pessoas com o que eu escolher de profissão. Atualmente muita gente precisa ser mais ouvida e compreendida. Creio que como psicóloga poderei contribuir com isso”, ressalta.

“Quero fazer faculdade porque se eu não tiver ensino superior terei que trabalhar em coisas comuns e não é o que desejo. Meu sonho é dar melhores condições de vida para minha família”, afirma Caylane.

Horários deste domingo

11h30 - Abertura dos portões
13h - Fechamento dos portões
13h30 - Início das provas
15h30 - Saída liberada a partir dessa hora
18h30 - Término das provas

Importante!

* As provas de hoje serão realizadas na mesma sala que você esteve semana passada
* É obrigatória, mais uma vez, a apresentação do documento oficial com foto
* Se você faltou o primeiro dia do Enem pode ir hoje sem problema. A diferença é que levará zero nos testes que esteve ausente
* Os gabaritos devem ser marcados com caneta de tinta preta e fabricada em material transparente
* Se o candidato perdeu ou teve o documento roubado, deve apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação


O que fazer com a nota do Enem

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior. Para concorrer, os candidatos não podem ter tirado zero na prova de redação. O Sisu geralmente tem duas edições no ano. A primeira delas ocorre em janeiro, mas neste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, o programa será adiado. Ainda não foi divulgada a data de realização do processo seletivo, mas a expectativa é que seja em abril. De Pernambuco, participam as três universidades federais - UFPE, UFRPE e Univasf - e a estadual UPE. Também os dois institutos federais, IFPE e IF do Sertão

Programa Universidade para Todos (Prouni)

Programa do governo federal que oferece bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior para jovens que estudaram em escola pública. As bolsas podem ser integrais ou parciais (50% da mensalidade). É preciso também não ter zerado a redação do Enem e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas objetivas. A seleção das bolsas da primeira edição do ProUni deste ano já ocorreu e usou as notas do Enem 2019. Uma segunda edição deve acontecer no meio do ano

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

O Fies é o programa do governo federal que tem como meta facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por faculdades privadas. Para as vagas deste semestre, as inscrições serão de terça-feira (26) até sexta-feira (29). O candidato tem que no Enem obter média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e não zerar a redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

Vestibulares em faculdades particulares

A maioria das faculdades privadas usa a nota do Enem em seus processos seletivos. As regras dependem de cada instituição

Graduação em Portugal

Atualmente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem convênio com 51 instituições de ensino em Portugal. Cada universidade define as regras e os pesos para uso das notas. A lista das instituições está disponível no portal do Inep.

Tags

Autor