COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Com nota do Enem, feras podem concorrer a mais de 15 mil vagas no Sisu 2021 em Pernambuco

De Pernambuco participam do Sisu a UFPE, UFRPE, UPE, Univasf, IFPE e IF do Sertão. Quem fizer o Enem 2020 e não zerar a redação pode concorrer às vagas de graduação

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 25/01/2021 às 19:27 | Atualizado em 25/01/2021 às 19:35
Notícia
X

Mais de 15 mil vagas serão ofertadas, em cursos de graduação, pelas seis instituições de ensino de Pernambuco que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), o processo seletivo substitui o vestibular e reúne opções de cursos em universidades e institutos de todo o País. Ainda não foi anunciado o cronograma de inscrições para a primeira edição deste ano, mas a previsão é que ocorra em abril ou maio. Qualquer pessoa que fizer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e que não tirar zero na redação pode concorrer. O resultado do Enem sairá em 29 de março.

De Pernambuco participam as três universidades federais - UFPE, UFRPE e Univasf - e a estadual UPE. Também os dois institutos federais, IFPE e IF do Sertão Pernambucano. O JC pediu que essas instituições informassem o total de vagas que cada uma vai ofertar no Sisu 2021. Somente o IFPE não tem ainda a definição. As demais detalharam. Dá 15.511 vagas.

Como os termos de adesão ao sistema só serão assinados junto ao MEC entre 8 e 12 de fevereiro, o número oficial das vagas no Estado será conhecido após essa etapa. Na primeira edição do Sisu do ano passado, realizada em janeiro de 2020, houve no País 237.128 vagas em 128 instituições.

A UFPE e a UFRPE terão acréscimo de vagas, enquanto Univasf e UPE manterão a mesma oferta de 2020. Na UFPE serão 6.992 vagas, 10 a mais que ano passado. O aumento é na graduação em fonoaudiologia, câmpus Recife. "O curso fez uma reforma curricular e avaliou a necessidade de ampliação de vagas. Aumentou de 30 para 40 vagas, sendo 20 em cada entrada", explica a diretora de Gestão Acadêmica, Kátia Cunha.

Na UFRPE a novidade é a implantação do curso tecnólogo de aquicultura, também na capital pernambucana, com 30 vagas. No total a Rural terá 4.370 vagas (foram 4.340 em 2020).

"As atividades de aquicultura estão crescendo muito no Brasil e principalmente no Nordeste. Como é tecnólogo, o curso terá duração de três anos. Assim, o estudante se forma mais rápido e pode logo entrar no mercado de trabalho, que está carente de mão de obra qualificada", destaca o diretor do Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE, Alfredo Oliveira Galvez.

A UPE terá 1.740 vagas e a Univasf, 1.610. Nos três câmpus que mantem em Pernambuco, nas cidades de Petrolina e Salgueiro, ambas no Sertão, a Univasf soma 800 vagas. As outras 810 estão nas unidades acadêmicas da Bahia e do Piauí.

O IF Sertão abrirá 799 vagas em oito municípios (Petrolina, Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada). É a mesma quantidade de vagas de 2020, com a diferença que no ano passado 120 dessas vagas foram ofertadas na segunda edição do Sisu. Desta vez todas estarão na primeira edição do sistema.

Davi Cabral, 18 anos, participou do Enem no último fim de semana. Ele ainda está em dúvida sobre qual curso se inscrever no Sisu. "Quero cursar ciência aeronáutica, que não tem nas universidades públicas daqui. Farei o vestibular seriado da UPE para concorrer em engenharia mecânica. Pelo Sisu, uma das opções é colocar também engenharia ou administração, mas não tenho certeza ainda", afirma.

As vagas em Pernambuco*

* O número total no Estado será conhecido quando houver a assinatura de todos os termos de adesão pelas instituições, junto ao MEC. Mas a pedido do JC, as instituições, com exceção do IFPE, informaram a quantidade de vagas que serão oferecidas na primeira edição do Sisu 2021

UFPE

6.992 vagas

* 10 a mais no curso de fonoaudiologia

 UFRPE

4.370 vagas

* 30 a mais no novo curso tecnólogo de aquicultura

 UPE

1.740 vagas

*igual ao ano passado

Univasf

1.610 vagas

*igual ao ano passado


IF Sertão

799 vagas
Mesma quantidade do ano passado, mas em 2020 120 dessas vagas foram na segunda edição do Sisu

Tags

Autor