COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Provas do SSA 3 da UPE começam nesta quinta-feira. Veja as regras

São 14.282 candidatos que farão testes quinta e sexta-feira. Prédios abrem às 6h45 e fecham às 8h. Quem se atrasar não fará o exame

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 03/02/2021 às 16:16 | Atualizado em 03/02/2021 às 16:22
Notícia
X

Nestas quinta e sexta-feira (dias 4 e 5), 14.282 estudantes que concluíram o ensino médio em 2020 farão a terceira e última fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE), o SSA 3. É importante que os candidatos prestem atenção no horário de fechamento dos portões: 8h. Como são dias úteis, portanto com mais movimento nas ruas, a chance de haver atraso é grande.

No Recife, os dois prédios com mais participantes são a Escola Politécnica de Pernambuco (Poli), na Madalena, e a Erem Santos Dumont, em Boa Viagem, na Zona Sul. São 455 e 325 alunos, respectivamente, nesses dois locais. Todos os 63 prédios que abrigarão provas do SSA 3, no Estado, estarão liberados para acesso às 6h45. Fecham às 8h, com início das provas às 8h15. A saída é permitida a partir das 11h15 e o exame acaba às 12h45.

Na quinta-feira os candidatos vão escrever uma redação e responder 42 questões distribuídas entre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira e filosofia. Na sexta-feira as provas são de biologia, química, física, história, geografia e sociologia, com um total de 58 quesitos.

Em outros anos, o SSA 3 ocorreu em um domingo e uma segunda-feira e normalmente entre novembro e dezembro. Mas devido à pandemia de covid-19 teve que ser adiado. Para não coincidir com o Enem digital, que termina no próximo domingo, a UPE optou por fazer antes, sem ser no fim de semana.

REDAÇÃO

Uma das provas desta quinta-feira é a redação. Vale o vestibulando ficar atento para as regras da UPE, que diferem das aplicadas no Enem. "As diferenças entre a redação do Enem e a do SSA começam pelo tipo de tema. Os temas da UPE são, geralmente, mais abertos. Isso dificulta um pouco que o candidato consiga objetivar suas ideias. Corre-se o risco de escrever 30 linhas e não discorrer sobre 'nada', objetivamente", ressalta a professora de redação do Colégio Santa Maria, Ana Cristina Verdasca.

"Então, a primeira dica é: procure anotar algumas ideias e fazer um esquema prévio.
Além disso, é necessário ler o tema com muita atenção, para não incorrer fuga parcial, o que pode levar a um prejuízo muito grande na nota. Geralmente são dois eixos temáticos, ou seja, duas ideias que devem ser obrigatoriamente desenvolvidas", observa Ana Cristina.

Uma dica que a professora dá é circular as ideias principais e reler o tema, sempre que terminar de escrever um parágrafo. "Outra diferença é que o SSA cobra um título para a redação. No Enem não", lembra Ana Cristina.

Mais um destaque: a UPE não avalia, especificamente, a proposta de intervenção (que é a competência 5, do Enem). "Isso não significa que o candidato não possa apresentá-la. O melhor é fazer o que se está acostumado", afirma a professora.

Ela destaca ainda a importância de uma boa revisão gramatical no texto. "Esse critério é bem valorizado na UPE", explica Ana Cristina.

PROGRAME-SE

Horários

Abertura dos portões: 6h45
Fechamento dos portões: 8h
Início das provas: 8h15
Saída liberada: 11h15
Término das provas: 12h45


Provas

Quinta-feira (04)

42 questões distribuídas entre as língua portuguesa, matemática, língua estrangeira e filosofia

Sexta-feira (05)
58 questões divididas entre biologia, química, física, história, geografia e sociologia


O que levar

* Caneta azul ou preta
* Máscara (obrigatório)
* Álcool em gel
* Documento de identidade (não pode carteira de estudante)
* Cartão de inscrição (obrigatório)
* Água e lanche

Atenção!

No SSA não é permitido portar telefone celular ou qualquer outro equipamento eletrônico. Fiscais não ficam com os aparelhos. Quem for pego será eliminado

 

Tags

Autor