COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

UPE vai aplicar novas provas para candidatos do SSA 2 prejudicados pela falta de energia na UFRPE

No segundo dia de provas, em 1º de fevereiro, a falta de energia no bairro de Dois Irmãos fez com que os estudantes acabassem os testes no escuro

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 08/02/2021 às 16:34 | Atualizado em 08/02/2021 às 17:01
Notícia
X

A Universidade de Pernambuco (UPE) vai aplicar novas provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 2 para os estudantes do 2º ano que foram prejudicados pela falta de energia em três prédios da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), ocorrida no segundo dia da seleção, em 1º de fevereiro. A participação será opcional.

As novas provas de biologia, química, história, geografia e sociologia serão realizadas no dia 11 de abril, no período da manhã. Os 1.044 candidatos que estavam nos prédios Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola (CEGOE), no Centro de Ensino de Ciências Agrárias I (CEAGRI) e no Centro de Ensino de Ciências Agrárias II (CEAGRI) devem manifestar interesse em participar da nova aplicação.

Eles terão de 22 a 26 de fevereiro para comunicar à comissão do vestibular que querem fazer novas provas. No dia 5 de março a UPE divulgará os nomes de quem concordou em fazer os testes. Em 5 de abril sairão os cartões de inscrição. A UPE assegura que "a reaplicação acontecerá em condições semelhantes às provas realizadas no dia 1º de fevereiro".

O estudante que optar por não participar da reaplicação vai ter os testes realizados no dia 1º de fevereiro corrigidos. Valerão, portanto, as notas desse dia.

O resultado individual de todos os candidatos do SSA 2 serão liberadas em 31 de maio. O SSA 2 teve 22.836 inscritos na seleção. A abstenção foi de 12,20%, o que representa 2.787 candidatos faltosos.

Veja o comunicado oficial da UPE sobre o assunto.

ENTENDA

O exame começou às 14h30 e foi até 18h30. Por volta das 17h faltou energia e os estudantes tiveram que terminar as provas no escuro. Em algumas salas, fiscais acenderam as lanternas de seus celulares para diminuir a escuridão. Mesmo assim, o problema não foi resolvido e alunos relatam que não conseguiram terminar as provas tranquilamente.

A Celpe informou que "a interrupção de energia foi motivada pela avaria de um componente da rede elétrica. Equipes da prontidão foram mobilizadas ainda na tarde da segunda-feira, mas, diante da complexidade do serviço, o restabelecimento da energia foi concluído por volta das 22h".

Tags

Autor