COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

MEC divulga datas do Sisu 2021. Em Pernambuco serão mais de 15 mil vagas

Candidatos terão de 6 a 9 de abril para se inscrever. É preciso ter feito o Enem 2020 e não haver zerado a prova de redação

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 10/02/2021 às 19:15 | Atualizado em 10/02/2021 às 19:51
Notícia
X

Agora é oficial. O Ministério da Educação (MEC) anunciou, na tarde desta quarta-feira (10), que as inscrições para a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano serão de 6 a 9 de abril. O listão com os nomes dos aprovados será divulgado no dia 13 de abril. Todo o cronograma vai ser publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (11).

Depois do resultado, os candidatos deverão se matricular entre 14 e 19 de abril, diretamente nas universidades que conquistaram vagas. Para participar do Sisu, o vestibulando deve ter feito o Enem 2020, cujas provas aconteceram em janeiro e no primeiro fim de semana deste mês.

O estudante que tirar zero na redação não pode concorrer. As notas individuais do Enem serão liberadas pelo Inep em 29 de março.

Quem não for selecionado na chamada única do Sisu poderá disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. O prazo para manifestar interesse em participar dos remanejamentos será de 13 a 19 de abril.

REGRAS

As regras são as mesmas de outros anos: o candidato poderá se inscrever em até duas opções de vaga. Ao se cadastrar, ele deve especificar a ordem de preferência delas e se opta pela ampla concorrência ou pelas cotas (as universidades federais reservam 50% das vagas para egressos de escolas públicas).

O estudante será selecionado em apenas uma de suas opções, observado o seguinte: exclusivamente em sua 1ª opção, caso tenha obtido nota suficiente para classificação nessa opção; ou em sua 2ª opção, caso possua nota suficiente para tal, desde que não tenha sido selecionado em sua 1ª opção.

VAGAS

As datas do Sisu foram apresentadas primeiro para o Colégio de Pró-reitores de Graduação das IFES (Cograd), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), numa reunião com representantes do MEC realizada na última terça-feira (10). Na primeira edição do Sisu de 2020, realizada em janeiro do ano passado, houve no País 237.128 vagas em 128 instituições.

Todas as quatro universidades públicas de Pernambuco disponibilizam suas vagas em cursos de graduação no Sisu. As três federais - UFPE, UFRPE e Univasf - colocam 100% das vagas no sistema. Já a estadual UPE oferta metade das suas vagas no Sisu. A outra metade é preenchida por meio do vestibular seriado, o SSA. Os dois institutos federais do Estado, IFPE e IF Sertão-PE, também fazem parte do Sisu.

Mais de 15 mil vagas serão ofertadas, em cursos de graduação, por essas seis instituições de ensino de Pernambuco.  A UFPE e a UFRPE terão acréscimo de vagas, enquanto Univasf e UPE manterão a mesma oferta de 2020. Na UFPE serão 6.992 vagas, 10 a mais que ano passado. O aumento é na graduação em fonoaudiologia, câmpus Recife.

Na UFRPE a novidade é a implantação do curso tecnólogo de aquicultura, também na capital pernambucana, com 30 vagas. No total a Rural terá 4.370 vagas (foram 4.340 em 2020).

A UPE terá 1.740 vagas e a Univasf, 1.610. Nos três câmpus que mantem em Pernambuco, nas cidades de Petrolina e Salgueiro, ambas no Sertão, a Univasf soma 800 vagas. As outras 810 estão nas unidades acadêmicas da Bahia e do Piauí.

O IF Sertão abrirá 799 vagas em oito municípios (Petrolina, Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada). É a mesma quantidade de vagas de 2020, com a diferença que no ano passado 120 dessas vagas foram ofertadas na segunda edição do Sisu. Desta vez todas estarão na primeira edição do sistema.

BÔNUS

Na UFPE, a novidade no Sisu 2021 é o bônus de 10% na média geral do Enem para concorrentes do curso de medicina do câmpus Recife. Qualquer estudante que cursou todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais, pública ou privada, no Estado de Pernambuco, terá direito ao benefício. O mesmo já vale, há alguns anos, para todos as graduações de Caruaru e Vitória de Santo Antão.

A UPE também terá bônus no próximo Sisu. O aumento de 10% na nota do Enem valerá para candidatos que se inscreverem nos cursos de medicina, odontologia e direito. O acréscimo na média levará em conta critério regional. Significa que o benefício vai ser concedido conforme a região que o candidato estudou e mora. O vestibulando deve ter cursado presencialmente todo o ensino médio em escola de Pernambuco (pode ser pública ou privada) e morar na mesma região.

Para os cursos de medicina, odontologia e direito ofertados no Recife, pela UPE, o acréscimo de 10% na nota do Enem poderá ser requerido por qualquer estudante que estudou e mora no Recife, Região Metropolitana ou na Zona da Mata. Em Garanhuns, onde há curso de medicina, o bônus será dado a quem estudou e reside no Agreste do Estado.

Para medicina de Serra Talhada, e os cursos de odontologia e direito ofertados em Arcoverde, o benefício será dado aos jovens que fizeram o ensino médio no Sertão pernambucano e que vivem nessa região do Estado.

As vagas em Pernambuco*

* O número total no Estado será conhecido quando houver a assinatura de todos os termos de adesão pelas instituições, junto ao MEC. Mas a pedido do JC, as instituições, com exceção do IFPE, informaram a quantidade de vagas que serão oferecidas na primeira edição do Sisu 2021

UFPE

6.992 vagas

* 10 a mais no curso de fonoaudiologia

UFRPE

4.370 vagas

* 30 a mais no novo curso tecnólogo de aquicultura

UPE

1.740 vagas

*igual ao ano passado

Univasf

1.610 vagas

*igual ao ano passado


IF Sertão

799 vagas
Mesma quantidade do ano passado, mas em 2020 120 dessas vagas foram na segunda edição do Sisu

Tags

Autor