Devido à pandemia, Colégio de Aplicação da UFPE realizará sorteio para preencher vagas
Decisão é excepcional e foi motivada para evitar descumprimento das medidas sanitárias, caso houvesse aplicação de provas
Pela primeira vez, as vagas do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) serão preenchidas por meio de sorteio. Não haverá prova de seleção devido à pandemia de covid-19. Serão 56 vagas para o 6º ano do ensino fundamental e 10 para outras séries. Não há data ainda para realização do sorteio, mas a previsão é que o edital seja divulgado ainda esta semana. As aulas do ano letivo 2021 serão iniciadas em abril.
"A cada edição do processo seletivo, registramos milhares de pessoas no campus. Isso não é recomendável em um período que requer medidas de isolamento social. A manutenção da seleção tradicional, com a realização de provas presenciais, seria um risco às crianças e aos servidores envolvidos no processo de seleção. Nesse sentido, o Pleno do Colégio de Aplicação da UFPE optou pelo sorteio público, assim como já fazem os demais colégios de aplicação ligados às universidades federais", explica o diretor do colégio, Erinaldo do Carmo.
Ele diz que a cada mais de cinco mil pessoas participam direta e indiretamente do processo de seleção do CAp-UFPE. São aproximadamente 200 pessoas que atuam como fiscais e pessoal de apoio e uma média de 2.000 candidatos. "As crianças vêm acompanhadas dos pais, que ficam no entorno dos prédios aguardando os filhos até o final da prova", observa o diretor.
O sorteio para preenchimento das vagas, informa Erinaldo, já é uma prática comum aos demais colégios federais e, nesse contexto de pandemia, torna-se ainda mais adequada em virtude da garantia à saúde das pessoas envolvidas no processo seletivo.
"O CONDICAP, Conselho Nacional dos Dirigentes das Escolas de Educação Básica das Instituições Federais de Ensino Superior, orienta o sorteio público como a forma mais adequada de acesso aos colégios de aplicação das universidades federais", ressalta.
APROVAÇÃO
O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UFPE aprovou a proposta do CAp nesta segunda-feira (15). A decisão é excepcional para esse momento de recrudescimento da pandemia da covid-19.
"O edital, com as regras do sorteio público, será divulgado o mais breve possível. O edital manterá a classificação dos candidatos em grupos distintos, como já ocorre na seleção tradicional: metade das vagas são destinadas aos candidatos que estudaram unicamente na rede pública e a outra metade aos estudantes oriundos de escolas privadas, ou que em algum momento da vida escolar tenham estudado em escola privada", explica Erinaldo.
O sorteio será realizado por sistema eletrônico, com o apoio da STI, Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPE, e acompanhamento da Comissão designada pela Direção do Colégio, além da presença de convidados, mantidos todos os protocolos de segurança.