COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Escolas em Pernambuco poderão reabrir sem limite de capacidade a partir do dia 5 de abril

Vai valer a regra inicial de assegurar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as bancas escolares. Portaria detalhando como será o retorno das aulas presenciais sairá esta semana

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 29/03/2021 às 16:07 | Atualizado em 29/03/2021 às 18:21
Notícia
X

A partir da segunda-feira da próxima semana, dia 5, as escolas, faculdades e universidades de Pernambuco, públicas e privadas, poderão reabrir para aulas presenciais sem limitação da quantidade de 50% dos alunos, como foi divulgado semana passada pelo governo. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação, vai valer a regra inicial prevista no protocolo setorial de assegurar, em cada sala de aula, o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre cada banca dos estudantes.

Por causa da covid-19, as atividades presenciais foram suspensas no dia 18 de março e permanecerão até esta semana. Portaria detalhando como será esse o retorno das aulas nos estabelecimentos de ensino será divulgada nos próximos dias pela Secretaria de Educação.

A dúvida entre diretores de escolas é se o governo vai liberar todas as séries de uma só vez ou irá optar por autorizar por etapas, como fez ano passado. Em 2020, as escolas ficaram fechadas de março a outubro devido à pandemia. A liberação ocorreu por fase, começando pelo ensino médio, depois ensino fundamental e por último a educação infantil.

No decreto nº 50.470, da última sexta-feira (26), o texto que trata da educação informa que "a partir de 5 de abril de 2021, fica permitida a retomada das aulas e atividades presenciais nas escolas e universidades, públicas e privadas, conforme cronograma e horários a serem divulgados por portaria do Secretário de Educação e Esportes, respeitando-se os protocolos sanitários específicos, especialmente quanto à limitação da capacidade de ocupação".

REDE PÚBLICA

A portaria deve também detalhar como fica a situação do ensino presencial, para a rede pública, na educação infantil e ensino fundamental. Essas duas etapas da educação básica continuam sem autorização, pelo governo estadual, para aulas presenciais. Alunos dessas séries e escolas estão apenas com aulas remotas desde março do ano passado.

Apenas o ensino médio na rede pública e as escolas da rede privada, para todas as etapas da educação básica, haviam voltado para o ensino presencial.


Tags

Autor