COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Escolas estaduais de Pernambuco registram 443 casos de covid-19 entre alunos, professores ou funcionários só em 2021, diz Sintepe

Levantamento refere-se apenas aos casos suspeitos ou confirmados neste ano letivo de 2021, ou seja, entre fevereiro e metade do mês de março. Secretaria Estadual de Educação não quis comentar os dados

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 16/03/2021 às 16:24 | Atualizado em 16/03/2021 às 18:26
Notícia
X

Com Estadão Conteúdo

Quatrocentos e quarenta e três casos suspeitos ou confirmados de covid-19 foram registrados entre alunos, professores ou funcionários de 115 escolas da rede estadual de Pernambuco somente em 2021. O ano letivo começou em 4 de fevereiro, com aulas presenciais e remotas apenas para o ensino médio. Para o ensino fundamental, só aulas virtuais. O levantamento é do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe).

"É um número que consideramos muito alto e que indica um alto grau de contaminação nas escolas quando estão com atividade presencial, em funcionamento regular, mesmo que seja de forma híbrida", destaca a vice-presidente do Sintepe, Ivete Caetano. "Acreditamos que esse número deve ser ainda maior pois é parcial já que não contemplou todas as regiões do Estado", observa Ivete. O Sintepe visitou um total de 132 colégios. 

Devido ao aumento de casos e mortes de covid-19 no Estado, o governo de Pernambuco decidiu suspender, por 11 dias, entre 18 e 28 de março, as aulas presenciais em todas as escolas, faculdades e universidades, públicas e privadas.

"Essa quantidade de casos na rede estadual só confirma o que o sindicato tem dito: as escolas não são seguras, são foco de contaminação e proliferação dos casos da covid-19", diz Ivete. O levantamento identificou registros da doença em escolas de 10 cidades da Região Metropolitana (Recife, Olinda, Jaboatão, Cabo, Ipojuca, Camaragibe, Igarassu, Paulista, Araçoiaba e Moreno) e 11 do interior do Estado. (Vitória, Salgueiro, Caruaru, Petrolina, Nazaré da Mata, Itaíba, Garanhuns, Araripina, João Alfredo, Serra Talhada e Exu).

Chama a atenção, por exemplo, no relatório do Sintepe, a Escola Estadual Almirante Soares Dutra, que fica no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. Lá, conforme o sindicato, foram 10 professores e 21 alunos infectados. Em outra unidade, a Escola Capitão André Pereira Temudo,  em Outro Preto, Oinda, houve 60 casos de covid-19 na comunidade escolar.

SEM COMENTÁRIOS

O Jornal do Commercio pediu à Secretaria de Educação de Pernambuco o número total de casos de covid-19 nas escolas da rede estadual. Os secretários de Educação, Marcelo Barros, e o executivo, João Charamba, prometerem enviar à reportagem esses dados, mas depois o órgão voltou atrás.

Em resposta ao questionamento feito pelo JC, a assessoria de comunicação informou que "os dados solicitados são levantados e acompanhados pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19 e ainda não tivemos acesso a esse balanço".

A reportagem também perguntou se alguém da Secretaria de Educação queria comentar os números levantados pelo Sintepe, mas a assessoria informou que não vão comentar.

VACINAÇÃO

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, reforçou nesta terça-feira (16) pedido para que professores e profissionais da educação possam ser vacinados contra a covid-19 a fim de garantir a retomada das aulas presenciais. Segundo informou, o pedido "está sendo analisado".

"Eu vim aqui pedir pra que eles analisem a possibilidade de vacinar todos os professores para que a gente possa retomar a questão da aulas presenciais, esse foi o nosso objetivo, mais nenhum", afirmou Ribeiro na saída da reunião com o médico Marcelo Queiroga indicado para assumir o Ministério da Saúde. Conforme reforçou, este pedido já havia sido feito em outubro do último ano e reforçado nesta reunião.

A previsão de Ribeiro é que até antes de maio seja possível iniciar a vacinação deste grupo, com expectativa de incluir de 2 milhões a 3 milhões, entre professores, porteiros, merendeiros e seguranças escolares. Segundo o ministro, o pedido atende à demanda do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Tags

Autor