COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Confira o gabarito das provas do Enem digital

Testes foram realizados em 31 de janeiro e 7 de fevereiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 10/02/2021 às 17:49 | Atualizado em 10/02/2021 às 17:58
Notícia
X

Os candidatos que participaram da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em 31 de janeiro e 7 de fevereiro, já podem conferir os gabaritos oficiais, divulgados no final da tarde desta quarta-feira (10) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O órgão já havia liberado os cadernos de provas

O Enem digital teve cerca de 93 mil inscritos, mas só 26.709 compareceram. A abstenção foi de 71,3%. Em Pernambuco havia 2.700 candidatos. Desse total, 858 fizeram as provas (31,8%) e 1.842 faltaram (68,25). A meta do MEC é implantar o Enem totalmente digital a partir de 2026.

No primeiro dia de provas os estudantes resolveram 90 questões de linguagens e ciências humanas (45 de cada). Também escreverem uma redação cujo tema foi “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”.  No segundo dia de testes houve provas de matemática e ciências da natureza. 

Um quesito da prova de matemática foi anulado. É a questão 140 do caderno amarelo. Nas outras provas a questão é a 148 do teste cinza; 157 do azul; 165 do rosa. Segundo o Inep, a questão, que apresenta um gráfico cartesiano com a trajetória de um robô, fez parte da edição de 2009 do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL)/reaplicação.

O órgão assegura que "a anulação não compromete o processo de estimação da nota das participantes. O cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade e, ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item".

Resultados

Os resultados das duas versões do Enem 2020 (impressa e digital) serão publicados no dia 29 de março. Já o boletim individual dos “treineiros” — inscritos da 1ª ou da 2ª série do ensino médio que realizam a prova para testar conhecimentos — está previsto para ser divulgado no dia 28 de maio.

As notas do Enem podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em instituições públicas de ensino superior, o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

Tags

Autor