COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Cidades do Grande Recife discutem quarta-feira (14) quando voltarão a ter aulas presenciais nas escolas municipais

Devido à pandemia de covid-19, redes municipais de ensino de Pernambuco estão sem aulas presenciais desde 18 de março de 2020. Governo estadual liberou reabertura das escolas a partir de 26 de abril

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 12/04/2021 às 20:11 | Atualizado em 12/04/2021 às 20:35
Notícia
X

Secretários Municipais de Educação de 13 das 14 cidades que compõem a Região Metropolitana do Recife se reúnem, na próxima quarta-feira (14), na capital pernambucana, para discutir a retomada das aulas presenciais nas redes municipais de ensino, suspensas em Pernambuco há mais de um ano, desde 18 de março de 2020, por causa da pandemia de covid-19. O governo estadual autorizou as prefeituras a reabrirem as escolas municipais a partir de 26 de abril. A decisão de quando voltar a receber os alunos presencialmente ficará a cargo de cada cidade.

Somente Abreu e Lima, da RMR, não tinha confirmado presença na reunião até esta segunda-feira (12). O encontro será a partir das 9h no Compaz Ariano Suassuna, localizado no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. Estarão presentes secretários de Araçoiaba, Itamaracá, Itapissuma, Igarassu, Paulista, Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ipojuca, São Lourenço da Mata e Moreno. 

Segundo a vice-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco e secretária de Educação de Igarassu, Andreika Asseker, a ideia é deliberar um calendário uniforme e com retorno por etapas.

"A Região Metropolitana é muito imbricada. A ação de uma cidade reverte em outra, principalmente na educação, pois temos muitos professores que lecionam em mais de uma rede municipal. Nessa reunião, se não conseguirmos definir um cronograma unificado, que ao menos a gente combine um mesmo período de volta às aulas presenciais", explica Andreika.

Em todo o Estado, as escolas municipais somam cerca de 1 milhão de alunos, da educação infantil e ensino fundamental (1º ao 9º ano). "Até onde sei nenhuma cidade da Região Metropolitana do Recife sinalizou que voltará com ensino presencial no dia 26. A tendência é que seja em maio", observa.

CAPITAL

No Recife, segundo o secretário municipal de Educação, Fred Amancio, a expectativa é ter o calendário de retomada das aulas presenciais definido até a próxima semana. A rede tem cerca de 95 mil alunos e 6.818 profissonais de educação. "O que está certo é que não voltaremos com as aulas presenciais de uma vez só. Será por etapas. Falta fechar com o prefeito João Campos por quais séries vamos começar e as datas", explica Fred Amancio.

Segundo ele, os itens necessários para as escolas, como totens, álcool em gel, termômetros e máscaras já foram adquiridos. A adequação da parte física, como instalação de pias, também está praticamente concluída. "Em breve iremos lançar um novo programa de ensino híbrido. Os planos de aula serão focados não mais no ensino presencial e sim no modelo híbrido", informa o secretário de Educação do Recife.

RODÍZIO

Em Olinda, na RMR, as aulas presenciais não serão retomadas em abril, de acordo com o secretário municipal de Educação, Paulo Roberto Souza. "Nosso calendário também está sendo fechado, mas é certo que não reabriremos as escolas neste mês. Está definido que voltaremos por etapas, com intervalos de 15 dias entre os grupos. Iniciaremos pelas turmas de 2º, 5º e 9º ano, pois são as séries que participam de avaliações externas", destaca Paulo. Em relação à estrutura física para receber os alunos, o secretário assegura que 70% das escolas estão aptas. E que o material para retorno está sendo adquirido.

Em Jaboatão dos Guararapes, outra cidade do Grande Recife, igualmente a volta do ensino presencial será por fases. A diferença, em relação a Olinda, por exemplo, é que o intervalo entre os grupos será de 21 dias. Conforme a secretária municipal de Educação, Ivaneide Dantas, haverá reunião, na próxima sexta-feira (16), entre representantes das Secretarias de Educação, Saúde e Administração para discutir o retorno das aulas presenciais na rede municipal.

"Faremos rodízio pois cada turma voltará com 25% da quantidade de estudantes por dia. Significa que o aluno vai um dia para aula presencial e fica os três dias seguintes em casa", explica Ivaneide. Jaboatão criou um indicador próprio para medir os riscos da covid-19 na educação, divulgado a cada duas semanas. O próximo sairá quinta-feira (15). É esse índice que vai nortear a decisão da prefeitura em relação às datas de reabertura das unidade de ensino municipais.

A secretária informa que os alunos do 9º ano serão os primeiros a voltar para aula presencial, seguidos dos do 5º ano. Depois serão os do 6º, 7º e 8º anos, de uma vez só. Em seguida, as séries iniciais do ensino fundamental e por último a educação infantil. A rede municipal de Jaboatão tem aproximadamente 65 mil alunos.

INCERTEZA

Em Igarassu, segundo Andreika Asseker, haverá uma vistoria nas escolas municipais a partir do dia 26. A ideia é voltar em 3 de maio, mas isso depende de avaliações que serão feitas em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde. "A indicação do pessoal da Saúde é aguardar um pouco mais para que os indicadores da pandemia melhorem. Vamos analisar e tentar chegar a um denominador comum. Eu particularmente estou com muito medo", comenta a secretária de Educação.

Já se sabe que a volta das atividades presenciais começará pelos 8º e 9º anos, seguidos dos 6º e 7º anos. Após isso, as séries iniciais do fundamental e por último a educação infantil. Somente em junho, caso esse cronograma seja seguido, todas as turmas terão retomado as aulas presenciais em Igarassu, estima Andreika.

Tags

Autor