PANDEMIA

Veja as datas de retorno das aulas presenciais nas escolas públicas de Pernambuco

A retomada está autorizada a partir do mês de abril

Imagem do autor
Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 31/03/2021 às 17:29 | Atualizado em 31/03/2021 às 18:19
Notícia
X

A partir de abril, as instituições de ensino de Pernambuco poderão retornar às atividades presenciais de forma gradativa. A rede privada já está autorizada a retomar a partir da próxima segunda-feira (5). No entanto, as escolas da rede estadual e municipais deverão seguir um cronograma diferente.

Para a rede estadual de ensino, o retorno está autorizado a partir do dia 19 de abril apenas para a educação infantil, as séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e 3º ano do ensino médio.

Na semana seguinte, no dia 26 de abril, haverá a retomada dos estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental e 2º ano do ensino médio. Por último, no dia 3 de maio, a autorização será para os 6º e 7º anos do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio.

Em relação ao retorno das escolas municipais, o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Barros, explicou, durante coletiva de imprensa online nesta quarta-feira (31), que o retorno está autorizado a partir do dia 26 de abril, mas que "caberá a cada município decidir como será esse retorno, levando em conta suas especificidades e estabelecendo cronograma de retorno das etapas e modalidades de ensino escalonadas, sempre seguindo o protocolo de biossegurança".

Apesar da flexibilização das medidas, o secretário fez um apelo. "Mais do que nunca precisamos da colaboração e do apoio de todos, nos cuidados e cumprimento dos protocolos dentro e fora da comunidade escolar. Usem máscara, álcool em gel, não aglomerem. Se a gente seguir todos esses protocolos, poderemos ter uma retomada rápida e com segurança", afirmou.

Os docentes discordam da reabertura das escolas estaduais. "Não é possível reabrir nenhum local de trabalho durante um momento tão crítico dessa pandemia. Pernambuco não é um Estado isolado dos demais. A pandemia só vai diminuir quanto houver restrições rigorosas de circulação", comentou a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Ivete Caetano. 

"Não é seguro nem sensato que nenhuma escola, pública ou privada, volte a abrir agora em abril. Escola é lugar de vida. Nesta pandemia em descontrole a escola ainda não é um lugar seguro, mesmo com todos os protocolos", complementou Ivete Caetano.

Retorno na rede privada

A partir do dia 5 de abril, haverá o retorno gradual das atividades na rede privada de Pernambuco. Os primeiros na retomada são os alunos da educação infantil e das cinco séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Já na semana seguinte, no dia 12 de abril, a autorização será para os estudantes das séries finais do fundamental (6º ao 9º ano) e todo o ensino médio.


RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS

Rede privada

5 de abril - Educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano)
12 de abril - Anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e todo o ensino médio

Rede pública estadual

19 de abril - Educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º) e o 3º ano do ensino médio
26 de abril - 8º e 9º anos do ensino fundamental e o 2º ano do ensino médio
3 de maio - 6ª e 7ª series do ensino fundamental e o 1º ano do ensino médio

Redes municipais

26 de abril - A partir desta data as prefeituras podem voltar a abrir suas escolas. Caberá a cada município decidir como será esse retorno, levando em consideração suas especificidades

Tags

Autor