EDUCAÇÃO

Justiça determina suspensão da greve de professores da rede estadual de Pernambuco, que começaria segunda (19)

Os professores votaram a favor da greve durante assembleia geral virtual realizada nessa quinta-feira (15), com o intuito de impedir o retorno gradual das aulas presenciais no Estado, que começa na segunda

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes, Margarida Azevedo

Publicado em 17/04/2021 às 14:09 | Atualizado em 17/04/2021 às 14:34
Notícia
X

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou que a greve dos trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco, que seria deflagrada na próxima segunda-feira (19), fosse suspensa. A decisão aconteceu após a Procuradoria Geral do Estado (PGE) entrar com uma ação para impedir a paralisação dos docentes. As informações são do Blog de Jamildo.

Os professores votaram a favor da greve durante assembleia geral virtual realizada nessa quinta-feira (15), com o intuito de impedir o retorno gradual das aulas presenciais no Estado, que começa na segunda. Na reunião dos docentes, primeiro eles decidiram se teria greve. Foram 627 votantes. Desse total, 90,3% aprovaram a paralisação e 5,7% preferiram que não houvesse greve. Outros 4,2% se abstiveram.

Em uma segunda votação, foi apreciado o modelo da paralisação: se suspensão total das atividades (presenciais e remotas) ou se parcial (apenas das aulas presenciais). Houve 355 votos pela greve só das aulas presenciais e 146 pela paralisação geral, além de 14 abstenções. Significa que os professores continuarão trabalhando, mas com aulas remotas. 

Agência JCMazella/Sintepe
Sintepe defende aula presencial apenas quando os professores forem vacinados - Agência JCMazella/Sintepe
AGÊNCIA JCMAZELLA/SINTEPE/DIVULGAÇÃO
Os professores continuariam trabalhando, mas com aulas remotas - AGÊNCIA JCMAZELLA/SINTEPE/DIVULGAÇÃO
Divulgação
Professores estaduais defendem que neste momento da pandemia de cobvid-19 não é hora de reabrir as escolas - Divulgação

À reportagem, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe) informou ainda não ter sido notificado sobre a decisão judicial, e disse que irá reunir a categoria para decidir os próximos passos assim que recebê-la.

Veja a íntegra da decisão

DespachoJustiça determina fim da greve dos professores from Jamildo Melo
 

CRONOGRAMA

 
Nas escolas estaduais, o retorno das aulas presencias definido pelo governo começa segunda-feira com turmas da educação infantil, 1º ao 5º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.

Na semana seguinte, no dia 26 de abril, poderão voltar os estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental e 2º ano do ensino médio. Por último, no dia 3 de maio, a autorização é para os 6º e 7º anos do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio.

Tags

Autor