COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Professores devem ser os primeiros a serem vacinados contra covid-19, em Pernambuco, após público com comorbidades

Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo disse que os profissionais de educação serão os primeiros a serem vacinados quando iniciar a imunização dos trabalhadores essenciais

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 22/04/2021 às 18:29 | Atualizado em 23/04/2021 às 13:38
Notícia
X

Somente na educação básica, juntando as redes públicas e privada, Pernambuco tem quase 120 mil professores. Inseridos no grupo de trabalhadores essenciais, eles serão os primeiros a receberem a vacina contra a covid-19, no Estado, depois que as pessoas com comorbidades (existência de uma ou mais doenças simultaneamente) tiverem sido imunizadas, informou, na tarde desta quinta-feira (22), o secretário estadual de Saúde, André Longo. Mas ainda não há data para isso ocorrer.

A vacinação dos trabalhadores em educação tem sido colocada como condição para o retorno das aulas presenciais entre muitos sindicatos de docentes das redes municipais. O governo liberou aulas nessas escolas a partir de segunda-feira (26).

Na rede estadual, os colégios começaram a ser reabertos no início desta semana, mas os professores decretaram greve justamente por serem contrários ao ensino presencial neste momento da pandemia de covid-19 no Estado, sob o argumento de que os números de casos e mortes ainda estão altos. A vacinação da categoria é um dos pontos reivindicados. Na rede privada, todas as etapas já retomaram as aulas presenciais.

"Objetivamente temos que respeitar os públicos prioritários. Os profissionais de educação são trabalhadores essenciais. Nós temos respeitado aquilo que o Plano Nacional de Imunização, o PNI, coloca. Há uma expectativa que tão logo a gente possa vacinar as pessoas com comorbidades, possamos também imunizar os trabalhadores essenciais. E sem dúvida, os profissionais da educação devem ser os primeiros da lista após o inicio da vacinação do público com comorbidades", ressaltou André Longo, durante coletiva de imprensa online.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, são 30.130 professores lecionando na rede privada, 55.795 nas escolas municipais e 33.556 na rede estadual, totalizando 119.481 docentes na educação básica.

"Os governadores do Consórcio Nordeste têm feito reiterados pedidos para que os professores sejam colocados nos grupos prioritários de vacinação. Mas dependemos das doses enviadas pelo Ministério da Saúde. A gente acha que em breve deveremos ter uma sinalização positiva sobre isso", comentou, na última sexta-feira (16), o secretário estadual de Educação, Marcelo Barros, ao ser questionado sobre o início da vacinação dos docentes no Estado.

Uma das simulações que a Secretaria de Educação está fazendo é começar a vacinar os professores com 45 anos ou mais de idade, o que daria um público de cerca de 50 mil profissionais, segundo Marcelo Barros. "Foi um corte etário que estipulamos para ter uma base, mas essa definição da idade vai depender da quantidade de vacina que será disponibilizada", explicou.

AULAS

Nas escolas estaduais, o retorno das aulas presenciais começou na última segunda-feira (19), com educação infantil, anos iniciais do fundamental e 3º ano do ensino médio. Na próxima semana voltarão, dia 26, os 8º e 9º anos do fundamental e o 2º anos do ensino médio. Por fim, em 3 de maio, retornarão os 6º e 7º anos do fundamental e o 1º ano do ensino médio.

Os professores iniciaram uma greve porque são contrários às aulas presenciais. A paralisação começou segunda. A Justiça decretou a ilegalidade do movimento e estipulou multa diária de R$ 200 mil para o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) em caso de descumprimento.

Nas redes municipais, o governo de Pernambuco autorizou a reabertura das escolas a partir do dia 26. Mas deixou a cargo de cada prefeitura a definição das datas de volta dos alunos.

SEM DATAS

Pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, após a imunização do público a partir de 60 anos, Pernambuco deve imunizar as pessoas que têm comorbidades, que fazem parte do grupo que convive com problemas de saúde capazes de favorecer o agravamento da infecção pelo novo coronavírus.

Essa população faz parte da terceira fase da mobilização no Estado, que não tem data para começar, pois a Secretaria de Saúde de Pernambuco aguarda o envio de mais doses, pelo Ministério da Saúde, para definir localmente os próximos passos. A vacinação dos idosos ainda não acabou em Pernambuco. A previsão é que seja concluída em maio.

Tags

Autor