COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Inscrição no vestibular seriado da UPE, o SSA, começa nesta segunda (19). Entenda as mudanças

A partir deste ano, a cota para egressos de escolas públicas passará por mudanças, com mais vagas, inclusão de novos alunos e critérios de vulnerabilidade social

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 18/07/2021 às 7:00
Notícia
X

Única instituição pública a adotar o vestibular seriado no Estado, a Universidade de Pernambuco (UPE) inicia nesta segunda-feira (19) as inscrições para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA). Nesse formato, o estudante realiza provas três vezes, ao final de cada série do ensino médio, mas só concorre às vagas no último ano. A principal novidade deste ano é o aumento de vagas destinadas aos candidatos que estudaram em escola pública. Passará de 20% para 30%.

São 1.740 vagas para o SSA, que correspondem a 50% das vagas ofertadas pela universidade. Significa que desse total, 522 vagas serão para ex-alunos da rede pública (devem ter estudado do 6º ano do fundamental do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio na rede pública). Em 16 anos de existência da política afirmativa, é a primeira vez que haverá aumento das vagas para cotistas. A outra metade das vagas é preenchida pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa as notas do Enem.

“O Plano de Desenvolvimento Institucional da UPE prevê chegar a 40% das vagas para cotas até 2023. É uma meta. Mas só podemos avançar nessa política de acesso se houver também investimentos na assistência estudantil. O governo estadual precisa ampliar as verbas para isso. Porque o acesso do estudante deve vir acompanhado de ações que possibilitem a permanência dele na universidade”, destaca o pró-reitor de graduação e presidente da comissão do vestibular, Ernani Martins.

MANUAL DO CANDIDATO

As inscrições podem ser feitas até 19 de agosto e são online. A taxa para participar é de R$ 110. Estudante que possui o NIS pode pedir gratuidade. O período de solicitação de isenção é desta segunda até a próxima sexta-feira (23).

Ernani Martins informa quea UPE vai disponibilizar um documento detalhando as mudanças no sistema de cotas. Além de ampliar a quantidade de vagas, foi criado o critério de vulnerabilidade social. Dos 30% das vagas das cotas, metade vai para aluno que tem renda familiar, por membro da família, de até 1,5 salário mínimo. Os outros 15% serão para o candidato com renda familiar acima disso.

Os manuais dos candidatos já estão disponíveis e podem ser consultados. É importante ler atentamente antes de realizar a inscrição para tirar dúvidas, caso haja alguma informação que não ficou clara.

Manual do SSA 1

Manual do SSA 2

Manual do SSA 3

DATAS

Outra novidade é a inclusão do egresso de escola federal como cotista. Outra novidade é que as provas do SSA 1, para os alunos do 1º ano, e do SSA 2, para os estudantes dos 2º anos, serão em dois domingos seguidos, nos dias 5 e 12 de dezembro, como ocorre no Enem. Antes eram aplicadas em um domingo e uma segunda-feira. O SSA 3 permanecerá em dois dias seguidos. As provas serão em 19 e 20 de dezembro.

Entre as vantagens do SSA, estão a de que só caem assuntos que o estudante viu naquela série. E a cada ano é divulgada a nota separada do candidato por disciplina. Dá para o aluno investir na matéria que não se saiu bem no ano anterior e assim melhorar o desempenho.

PROGRAME-SE

Inscrições: De 19 de julho a 19 de agosto
Onde: no site www.processodeingresso.upe.pe.gov.br
Taxa de inscrição: R$ 110
Pedido de isenção do pagamento da taxa: 19 a 23 de julho
Onde pedir isenção: no mesmo site da inscrição

Provas
SSA 1: 5 e 12 de dezembro, de manhã
SSA 2: 5 e 12 de dezembro, à tarde
SSA 3: 19 e 20 de dezembro, de manhã

Entenda as mudanças nas cotas

* Mais vagas
Passa a destinar 30% das vagas para quem estudou em escola pública do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Ou seja, do total ofertado (1.740 vagas), o SSA reserva 522 vagas para esse público

* Egressos de escolas federais
Passa a aceitar como cotista candidatos que estudaram em escolas federais

* Vulnerabilidade econômica
Os 30% das vagas das cotas serão divididos em dois extratos:
- 15% (261 vagas) serão para candidatos com renda familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo
- 15% (261 vagas) vão para concorrentes com renda familiar, por integrante, de mais de 1,5 salário mínimo

Vale lembrar
- O estudante só escolhe o curso que vai concorrer quando se inscreve no SSA 3
- Também somente quando é feita a inscrição no SSA 3 é que o candidato informa se vai concorrer pela ampla concorrência ou pelo sistema de cotas
- Ao conferir a renda familiar do candidato cotista, a UPE observa os comprovantes de rendimento dos últimos três meses considerando o mês da matrícula (e não da inscrição)

Vantagens do vestibular seriado

1. Só caem assuntos que o estudante viu naquele ano

2. O candidato concorre apenas com estudantes que estão concluindo o ensino médio, como ele (já que a disputa por vagas só acontece no 3º ano)

3. A cada ano é divulgada a nota separada do candidato por disciplina. Dá, portanto, para ele investir numa matéria que não se saiu bem no ano anterior e assim melhorar seu desempenho

4. Não há disciplina específica no seriado. O candidato tem que se sair bem em todas as matérias pois não existe aplicação de pesos

 

Tags

Autor