COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Abertas inscrições gratuitas para concorrer a 1.182 bolsas de estudos em escolas do Sesi Pernambuco

Há vagas em várias cidades de Pernambuco. As bolsas são para 5º e 9º ano do ensino fundamental e as três séries do ensino médio

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 16/08/2021 às 16:18
DIVULGAÇÃO/SESI
Estudantes aprendem robótica nas escolas do Sesi - FOTO: DIVULGAÇÃO/SESI
Leitura:

Estão abertas, até 31 de agosto, inscrições gratuitas para concorrer a 1.182 bolsas de estudos integrais em escolas do Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) para o ano letivo de 2022. Há vagas para 5º e 9º ano do ensino fundamental e para as séries do ensino médio. A seleção é destinada a crianças e adolescentes de baixa renda. Um diferencial é a formação para o mercado de trabalho.

As vagas vão ser preenchidas por meio de análise do histórico escolar dos candidatos. O resultado será divulgado em 8 de setembro. Parte das bolsas será destinada a
dependentes dos colaboradores da indústria ou de Microempreendedor Individual (MEI) enquadrado na categoria da industrial.

“Com as nossas metodologias, pensamos em como preparar nossos jovens para o futuro desde a educação básica. Então, esses processos seletivos são uma boa oportunidade para estudantes de baixa renda terem contato com nossas práticas de ensino inovadoras”, destaca a gerente de Educação do SESI-PE, Mirella Barreto.

As escolas são equipadas com salas de aula climatizadas, acesso à internet, bibliotecas, laboratórios, quadras poliesportivas. Os professores são pós-graduados em várias especialidades. O Sesi investe em recursos tecnológicos nas salas de aula, com laboratórios móveis de ciências e robótica, preparando e incentivando os alunos a participarem de torneios e competições internacionais.

Veja a distribuição das vagas por série e cidade

5º ano do ensino fundamental

São 40 bolsas para no Sesi localizado em Goiana, na Zona da Mata. O estudante deve ter idade máxima de 12 anos completos até 31 de dezembro de 2022. As aulas serão à tarde. Leia o edital aqui

9º ano do ensino fundamental

Há 437 vagas distribuídas em 10 unidades. No Recife tem opções nas escolas que ficam nos bairros de Vasco da Gama, na Zona Norte, e Ibura, na Zona Sul. Na Região Metropolitana existem bolsas no Cabo, Camaragibe, Moreno e Paulista. Já no interior há bolsas em Escada e Goiana, na Zona da Mata; Caruaru, no Agreste; e Petrolina, no Sertão.

O aluno deve ter no máximo 15 anos completados até 31 de dezembro de 2022. Veja o edital aqui

Novo ensino médio

Para cursar o Novo Ensino Médio, estão sendo oferecidas 530 bolsas para as unidades de Recife do Vasco da Gama e Ibura. Também no Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Moreno, e Paulista, no Grande Recife. No interior as opções são em Escada e Goiana (Zona da Mata), Caruaru (Agreste) e Petrolina (Sertão).

Poderão se inscrever neste processo seletivo os estudantes que possuírem, no máximo, 17 anos até 31 de dezembro de 2022.

Vale destacar que além do ensino médio, o aluno terá formação, conforme a unidade que escolher, em eletrotécnica, programação de jogos digitais, desenvolvimento de sistemas, informática para internet ou eletromecânica. Leia o edital aqui

Ensino médio regular e novo ensino médio em Araripina (Sertão)

São 105 vagas para o 1º ano do novo ensino médio e 70 para o 2º e 3º ano do ensino médio regular  em Araripina. Os candidatos para o 1º ano do novo ensino médio devem ter até 17 anos completados até o último dia deste ano de 2021.

No caso dos concorrentes às bolsas para o 2º ano do ensino médio regular exige-se que tenha 18 anos até dia 31 de dezembro de 2021. Já os inscritos para o 3º ano do ensino médio regular devem ter, no máximo, 19 até essa data. Confira o edital aqui

 

 

Comentários

Últimas notícias