COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Inscrições gratuitas para concorrer a 4.631 vagas do IFPE, sem vestibular, começam nesta terça-feira

Candidatos devem se inscrever até 7 de novembro. Não haverá cobrança de taxa. Listão final sairá dia 17 de dezembro

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 18/10/2021 às 10:54 | Atualizado em 18/10/2021 às 18:27
Notícia
X

Começam nesta terça-feira (19) e vão até 7 de novembro as inscrições para o processo seletivo do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Para o primeiro semestre letivo de 2022 serão ofertadas 4.631 vagas em 62 cursos técnicos e superiores ministrados em 16 cidades do Estado. A previsão é que o ano letivo comece em fevereiro e de forma presencial.

Novamente não haverá aplicação de provas devido à pandemia de covid-19. O preenchimento das vagas se dará a partir do desempenho dos candidatos no ensino fundamental, no ensino médio ou no Enem. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do processo seletivo.

Do total de vagas oferecidas, 958 são para cursos superiores; 2.355 para cursos técnicos na modalidade subsequente (quem já cursou ensino médio); 1.283 para cursos técnicos na modalidade integrado ao ensino médio; e outras 35 vagas na modalidade Proeja – Qualificação Profissional.

COTAS

Serão reservadas 60% de todas as vagas oferecidas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública. Haverá ainda cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas, além de reserva de vagas nos cursos com vocação agrícola para estudantes oriundos do campo.

COMO SERÁ A SELEÇÃO

Cursos Técnicos Integrados e Proeja: médias de português e matemática do 6º ao 8º ano do ensino fundamental

Cursos Técnicos Subsequentes: médias de português e matemática do 1º e 2º anos do ensino médio

Cursos Superiores: Notas de uma das edições do Enem (2016 a 2020) ou desempenho escolar: notas em português, língua estrangeira, matemática, física, química, biologia, história e geografia ou disciplinas equivalentes, do 1º e 2º anos do ensino médio.

LISTA PRELIMINAR

No dia 24 de novembro será divulgada uma lista preliminar com os nomes dos inscritos. Aqueles que tiverem a inscrição indeferida terão a chance de corrigi-la nos dias 25 e 26 de novembro, anexando a documentação correta. Haverá então uma nova análise pela comissão do vestibular. A relação final com os nomes de todos os candidatos aptos a participarem da seleção será liberada no dia 7 de dezembro.

ONDE TEM CÂMPUS DO IFPE

Na Região Metropolitana do Recife, o IFPE tem câmpus na capital, em Abreu e Lima, Cabo, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista.

No interior há unidades em Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Palmares, Pesqueira e Vitória de Santo Antão.

DÚVIDAS

Caso o candidato tenha alguma dúvida deve entrar em contato com a Comissão Central do Processo
de Ingresso 2022.1 - IFPE por aqui. Também serão realizados atendimentos presenciais em todos os câmpus do IFPE, em dias e horários específicos. É possível ainda obter informações por e-mail e por telefone. 

PROGRAME-SE

Inscrições: 19/10 a 7/11

Onde: no site ingresso.ifpe.edu.br

Lista preliminar de inscrições: 24/11

Retificação de inscrições: 25 e 26/11

Lista final de inscrições e resultado preliminar: 7/12

Interposição de recursos: 9 e 10/12

Resultado final: 17/12


Tags

Autor