oportunidade

IFPE prorroga inscrições para processo seletivo com mais de 4,5 mil vagas

A previsão é que o ano letivo comece em fevereiro e de forma presencial

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira, Margarida Azevedo

Publicado em 08/11/2021 às 16:17 | Atualizado em 08/11/2021 às 17:46
Notícia
X

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) prorrogou as inscrições para o processo de ingresso 2022.1 para novos estudantes. Com isso, os candidatos têm até o próximo domingo (14) para se candidatar a uma das 4.631 vagas ofertadas nos 16 campi da instituição de ensino. O prazo anterior era até esse domingo (7). Interessados podem se realizar inscrição gratuita por meio do site do Instituto. 

Em decorrência da pandemia da covid-19, a edição não contará com prova. Com isso, as etapas do processo de seleção serão feitas pela internet, por meio da análise de desempenho escolar do Ensino Fundamental ou Médio ou da nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com a modalidade de curso escolhida.

A previsão é que o ano letivo comece em fevereiro e de forma presencial. Do total de vagas oferecidas, 958 são para cursos superiores; 2.355 para cursos técnicos na modalidade subsequente (quem já cursou ensino médio); 1.283 para cursos técnicos na modalidade integrado ao ensino médio; e outras 35 vagas na modalidade Proeja – Qualificação Profissional. O instituto reserva 60% das vagas para egressos de escolas públicas.

Na Região Metropolitana do Recife, o IFPE tem câmpus na capital, em Abreu e Lima, Cabo, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista. No interior há unidades em Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Palmares, Pesqueira e Vitória de Santo Antão.

Para os cursos técnicos integrados e Proeja, vão ser avaliadas as médias de português e matemática do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental. Para os técnicos subsequentes, a seleção será pelas notas de português e matemática do 1º e 2º anos do Ensino Médio.

Já as vagas dos cursos superiores serão preenchidas com o resultado do Enem de 2016 a 2020 ou desempenho escolar em português, língua estrangeira, matemática, física, química, biologia, história e geografia do candidato no 1º e no 2º ano do Ensino Médio.

O resultado preliminar do processo será divulgado no dia 7 de dezembro, em conjunto com a publicação da lista final de inscritos. Os dias 9 e 10 do mesmo mês são reservados para a interposição de recursos. A publicação da lista de aprovados e resultado final estão previstos para serem divulgados no dia 17 de dezembro, após a análise de recursos. . Quem for aprovado deverá realizar matrícula na data estabelecida pelo campus escolhido.

Tags

Autor