COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

A 10 dias para o SSA 1 e SSA 2, da UPE, veja quais filmes e livros cobrados nas provas

Alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio farão provas do vestibular seriado nos dias 5 e 12 de dezembro. Para os do 3º ano, testes serão em 19 e 20 de dezembro

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 25/11/2021 às 17:59 | Atualizado em 25/11/2021 às 18:12
Notícia
X

Enquanto os concluintes do ensino médio estão focados, esta semana, para revisar os assuntos do segundo dia de provas do Enem, no próximo domingo (28), alunos dos 1º e 2º anos começam a contagem regressiva para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA), o vestibular seriado da Universidade de Pernambuco (UPE). Faltam 10 dias para o início da aplicação dos testes do SSA 1 e do SSA 2. Igualmente como o Enem, uma das novidades do SSA será a realização das avaliações em dois domingos seguidos, dias 5 e 12 de dezembro.

Vale lembrar que os candidatos devem imprimir o cartão de inscrição. Nisso o seriado difere do Enem: a UPE exige a apresentação do cartão. É um dos itens obrigatórios, assim como mostar um documento oficial de identidade. Estão inscritos 25.907 estudantes no SSA 1 e 19.687 no SSA 2. Até a tarde desta quinta-feira (25), 88% dos candidatos do SSA 1 e 84% do SSA 2 já haviam acessado o cartão de inscrição, disponível na página do processo seletivo.

No dia 5 de dezembro, os estudantes responderão 44 questões distribuídas entre as disciplinas de português, matemática, física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia. Em 12 de dezembro, segundo dia, eles terão que fazer 46 quesitos entre as disciplinas de biologia, química, história, geografia e sociologia. Para os alunos do 3º ano, portanto do SSA 3, as provas continuarão em dois dias seguidos, 19 e 20 de dezembro.

"Todos os protocolos de segurança por causa da covid-19 serão novamente adotados", ressalta o presidente da comissão do vestibular e pró-reitor de graduação da UPE, Ernani Martins. O uso de máscara é obrigatório durante a aplicação das provas. 

"Aumentamos em 15 minutos o tempo de ingresso aos prédios. De manhã, para o SSA 1, os portões  abrem às 6:45 e fecham às 8h. As provas começarão 8h15", explica Ernani. "À tarde, para o SSA 2, o acesso é liberado às 13h e fechado às 14h15. As provas terão início às 14h30", informa o pró-reitor.

FILMES E LIVROS

Para os adolescentes dos 1º e 2º anos, além de revisar os principais assuntos, uma boa para esta etapa final de preparação é dar uma olhada nos livros e assistir aos filmes recomendados no programa do SSA para a disciplina de literatura. Dá para curtir e ao mesmo tempo aprender. Para cada série do ensino médio, a UPE recomenda quatro filmes e cinco livros.

Veja os filmes e livros recomendados pela UPE

1º ano - SSA 1

Livros

1- Cartas chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga
2 - Antologia, de Gregório de Matos
3 - Cronistas do Descobrimento, de Marco Antonio Villa e Antonio Carlo Olivieri
4 - Terra Papagalli, de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta
5 - Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente

Filmes

1 - Carlota Joaquina, Princesa do Brasil
2 - O Nome da Rosa
3 - Caramuru - A Invenção do Brasil
4 - Narradores de Javé

2º ano- SSA 2

Livros

1. Antologia de poesia brasileira: romantismo, de Castro Alves
2. Senhora, de José de Alencar
3. Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
4. O cortiço, de Aluísio de Azevedo
5. Memórias de um Sargento de Milícias, de Manoel Antonio de Almeida

Filmes

1. Memórias Póstumas
2. Sociedade dos Poetas Mortos
3. Guerra de Canudos
4. Meia-Noite em Paris

3º ano- SSA 3

Livros

1. A História de Bernarda Soledade, de Raimundo Carrero.
2. A Hora da Estrela, de Clarice Lispector
3. Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto
4. Vidas Secas, de Graciliano Ramos
5. Primeiras estórias, de João Guimarães Rosa
6. A Farsa da Boa Preguiça, de Ariano Suassuna

Filmes

1.Baile Perfumado
2. Diários de Motocicleta
3. A Hora Da Estrela
4. O Auto da Compadecida

 

 

Tags

Autor