Notas do Enem 2021 só sairão depois da segunda quinzena de janeiro de 2022. Feras esperam, agora, datas do Sisu
Neste domingo candidatos fizeram o segundo e último dia de provas do Enem. Eles responderam 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza
Terminada a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (28), o sentimento da maioria dos candidatos é de alívio depois de uma maratona que envolve dois dias, 180 questões de quatro provas objetivas e uma redação. Também de expectativa pela divulgação dos gabaritos oficiais e dos resultados individuais. Com a nota da avaliação, os participantes podem concorrer a milhares de vagas em mais de cem universidades públicas no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela avaliação, os gabarito oficiais serão liberados até a próxima quarta-feira (dia 1º), assim como os cadernos de provas.
- Quando sai o gabarito oficial do Enem 2021?
- Candidata perde Enem 2021 após ser agredida por companheiro no local de prova em Olinda, diz PM
- Enem Digital 2021 no IF Sertão, em Petrolina, é cancelado por problemas técnicos
- Enem tem questões sobre desastre em Mariana, Copa do Brasil e carros elétricos
- Enem 2021: confira a resolução das questões de matemática e ciências da natureza
Mas mesmo conferindo a quantidade de acertos e erros, o estudante não tem como saber qual é sua nota final. Porque no Enem o cálculo da nota é feito por um modelo matemático chamado de Teoria da Resposta ao Item (TRI), em que cada questão é um item. Essa teoria considera para o cálculo da nota a consistência da resposta segundo o grau de dificuldade de cada questão. A média não é calculada usando-se somente o número de acertos.
Oficialmente não foi informado ainda pelo Inep quando serão liberadas as notas individuais do Enem. É certo, entretanto, que não sairão antes da primeira quinzena de janeiro. Porque a segunda aplicação do exame será nos dias 9 e 16 de janeiro. É voltada para candidatos privados de liberdade, estudantes que adoeceram de covid-19 ou enfrentaram problemas logísticos na primeira edição.
Também para os participantes que se inscreveram entre 14 e 26 de setembro, após nova oportunidade destinada às pessoas isentas da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020 - 280.145 candidatos, nesse caso.
As notas de todos os candidatos sairão juntas - dos que fizeram as provas nestes dois últimos domingos de novembro e daqueles que ainda farão o exame em janeiro de 2022.
Cronograma do Sisu 2022
Igualmente não foi divulgado ainda pelo Ministério da Educação (MEC) o cronograma da primeira edição do Sisu 2022. De Pernambuco, participam do sistema as cinco universidades públicas e os dois institutos federais: UFPE, UFRPE, UFAPE, Univasf, UPE, IFPE e IF do Sertão.
"Esse calendário ainda está sendo construído. Mas o indicativo é que as inscrições do Sisu sejam em fevereiro ou março", explica a pró-reitora de graduação da UFRPE e coordenadora nacional do Colégio de Pró-reitores de Graduação das Ifes (COGRAD), Socorro Oliveira. Está aberto, até a próxima sexta-feira (03), o prazo para adesão das universidades ao Sisu 2022.