COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

UPE decide retomar com pelo menos 60% das aulas presenciais em 2022

Formato foi aprovado nesta sexta-feira (17). O segundo semestre letivo de 2021 será de 21 de fevereiro a 11 de junho

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 17/12/2021 às 16:14 | Atualizado em 17/12/2021 às 16:30
Notícia
X

Última entre as cinco universidades públicas do Estado a decidir o formato de retorno das atividades em 2022, a Universidade de Pernambuco (UPE) aprovou, nesta sexta-feira (17), que no próximo ano pelo menos 60% das aulas das graduações deverão ser presenciais. Ou seja, permanecerá o modelo híbrido de ensino. Atualmente, devido à pandemia de covid-19, os conteúdos teóricos estão sendo ministrados remotamente e algumas atividades práticas liberadas para ocorrer presencialmente.

O segundo semestre letivo da UPE de 2021 vai começar no dia 21 de fevereiro e seguirá até 11 de junho de 2022. Está agora em curso o primeiro semestre de 2021, previsto para acabar na metade de janeiro. A UPE tem cerca de 14 mil alunos nas graduações. São ofertados 54 cursos em oito cidades pernambucanas.

Segundo aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e pelo Conselho Universitário (CONSUN), nesta sexta-feira, o percentual mínimo de 60% de presencialidade será para todos os componentes curriculares (teórico, prático ou teórico-prático) de todas as graduações.

O pró-reitor de graduação, Ernani Martins, informa que a coordenação de cada curso vai definir quais atividades serão presenciais, desde que atendam no mínimo 60% das disciplinas. "Está garantido também que os professores com comorbidades poderão continuar ensinando remotamente", explica Ernani

Para os alunos impossibilitados de frequentarem as aulas presenciais, desde que com comprovação médica, também está assegurado o direito ao sistema de acompanhamento especial, informa a UPE.

O calendário letivo de 2022 ainda não foi aprovado, mas a previsão é iniciar o ano letivo em 11 de julho. Ou seja: quem for aprovado no Sisu 2022 só vai começar a estudar na UPE nesta data.

OUTRAS UNIVERSIDADES

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) aprovou também esta semana o formato de retorno das atividades em 2022, assim como o calendário letivo. Igualmente como a UPE, ao menos 60% das disciplinas das graduações serão ofertadas presencialmente no primeiro semestre. A UFAPE segue a UFRPE.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) já têm datas e modelos de aulas para 2022 definidos.


Tags

Autor