COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Diante do avanço da covid-19 e a poucos dias do início do ano letivo, quatro cidades do Grande Recife decidem ter aulas apenas remotas

Olinda anunciou neste sábado que adotará o modelo remoto por pelo menos uma semana. Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Ipojuca também vão manter as escolas fechadas até que sintam segurança para receber os alunos presencialmente

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 29/01/2022 às 8:45 | Atualizado em 29/01/2022 às 17:13
Notícia
X

Mais uma cidade da Região Metropolitana do Recife - a quarta - anuncia que começará o ano letivo sem atividades presenciais devido ao crescente número de casos de pessoas infectadas pela covid-19. A prefeitura de Olinda comunicou, neste sábado (29), que as aulas terão início no próximo dia 7 de fevereiro no modelo remoto. Inicialmente o formato será adotado por apenas uma semana, quando haverá nova avaliação do quadro pandêmico, em 15 de fevereiro.

As redes municipais de Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Ipojuca, todas no Grande Recife, também seguirão o ensino virtual. No interior, Carpina, na Zona da Mata, proibiu aulas presenciais em todas as escolas, públicas e privadas, até 14 de março.

De acordo com a Secretaria de Educação de Olinda, o adiamento da volta presencial "vai propiciar que um maior número de crianças comece o ano letivo com, ao menos, a primeira dose da vacina contra a covid-19". A cidade está imunizando crianças de 5 a 11 anos em três pontos (Centros de Atenção Psicossocial Infantil (Bairro Novo) e Nise da Silveira (IV Etapa de Rio Doce) e Policlínica da Mulher, no Varadouro).

Em Jaboatão, as aulas presenciais só serão iniciadas em abril. O ano letivo começa na próxima quarta-feira (02), mas as aulas remotas, por meio da TV Escola Jaboatão, serão transmitidas a partir do dia 7. Em fevereiro e março, portanto, os estudantes não vão para as escolas. Ficarão em casa acompanhado as aulas pela televisão. Cada estudante terá até duas horas de aulas por dia. Eles receberão também caderno de atividades.

"As projeções da Secretaria Estadual de Saúde são mais casos neste mês de fevereiro e internações em março. Diante dessa quadro, decidimos ter aulas remotas até março, achamos mais seguro. Esperamos começar aula presencial na primeira semana de abril, mas isso vai depender de como estiver o cenário da pandemia", explica a secretária de Educação de Jaboatão, Ivaneide Dantas.

A rede municipal de Jaboatão tem cerca de 65 mil alunos e 5 mil professores. São 146 creches e escolas. "Com a adoção de aulas remotas diminuímos a circulação pelo menos 70 mil pessoas na cidade", observa Ivaneide.

Paulista manteve todas as escolas fechadas ano passado, sem aula presencial durante todo o ano letivo de 2021. O novo ano escolar de 2022 começará em 7 de fevereiro, novamente de forma remota. Não foi informado pela prefeitura até quando esse modelo será adotado.

Em Ipojuca, segundo a Secretaria Municipal de Educação, as aulas terão início quinta-feira (03). "Não adianta forçarmos uma situação agora e daqui a algumas semanas ver o agravamento dos casos e as unidades de saúde entrando em colapso e termos que parar tudo. A educação já perdeu muito nos últimos anos, temos que agir com responsabilidade neste momento”, explicou o secretário Francisco Amorim.

Os estudantes terão aulas pela TV Educa Ipojuca. Em março a gestão municipal vai avaliar se mantem o ensino remoto ou abre as escolas para ensino presencial. Ipojuca tem 67 colégios municipais onde estudam 21.600 alunos.

RECIFE

Na capital pernambucana, estudantes começam a frequentar presencialmente as escolas a partir de sexta-feira (04). A prioridade será a oferta do ensino presencial, mas o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, informa que o modelo remoto também vai ser ofertado por meio de aulas pela tv e plataformas na internet. 

"Todo o planejamento foi feito para aulas nas escolas. Nossas estratégias vão focar no ensino presencial”, explica Fred. "Mas teremos o remoto em paralelo. Manteremos atividades pela tv e pelas plataformas", conta o secretário de Recife. A capital tem cerca de 95 mil alunos nas escolas municipais.

As escolas estaduais vão começar o ano letivo quinta-feira (03), igualmente com aulas presenciais. O ensino remoto será apenas para famílias que justificarem, junto à direção das escolas, os motivos de os alunos não puderem frequentar as atividades presenciais.

Tags

Autor