Educação

Com avanço da ômicron em Pernambuco, Olinda decide retomar aulas no modelo remoto

As aulas online irão começar no dia 7 de fevereiro e no dia 15, do mesmo mês, a prefeitura deve avaliar se retoma o ensino presencial

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 31/01/2022 às 9:27 | Atualizado em 01/02/2022 às 19:29
Notícia
X

Diante do avanço nos casos da variante ômicron, da covid-19, em Pernambuco, a Prefeitura de Olinda, no Grande Recife, decidiu retomar as aulas na rede municipal de ensino em modelo remoto.

As aulas online irão começar no dia 7 de fevereiro. Segundo a gestão municipal, a modalidade será adotada, pelo menos, até o dia 15 de fevereiro, quando haverá nova análise do quadro pandêmico. Nessa data, será decidido se será possível adotar o modelo presencial.

Mesmo antes das aulas, há o início do ano letivo da cidade no dia 2 de fevereiro, quando ocorrerá o acolhimento dos professores. O evento será realizado pelo canal oficial do YouTube da Prefeitura.

Em material enviado à imprensa, Olinda informa que as medidas foram tomadas para uma melhor avaliação da situação da pandemia em Pernambuco. Além disso, a gestão acredita que o adiamento da volta presencial vai propiciar que um maior número de crianças comece o ano letivo com, ao menos, a primeira dose das vacinas.

Olinda está vacinando contra a covid-19 todas as crianças de 5 a 11 anos de idade. A marcação pode ser feita pelo site www.olinda.pe.gov.br.

Pernambuco

Na última semana, o secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou considerar que, dento do contexto pandêmico, o ambiente escolar é mais seguro que outros, e se comprometeu a intensificar a fiscalização dos protocolos nas instituições de ensino de Pernambuco. O posicionamento foi em resposta à combinação da alta de casos de covid-19 no Estado e à ainda baixa cobertura vacinal infantil.

O chefe da pasta também informou que trabalhará junto à Secretaria de Educação para tornar a escola um ambiente promotor e sensibilizador da vacinação entre as crianças e adolescentes, "para que as crianças estejam 100% vacinados e isso dê uma segurança maior para um retorno presencial".

A volta as aulas acontece na próxima terça-feira, dia 1º de fevereiro, nas escolas privadas. Já na rede estadual o início está previsto para a quinta-feira, 3 de fevereiro.

A orientação da SES-PE é de que as escolas continuem atentas às medidas de proteção e prevenção com água e sabão para higienização das mãos, dispenser com álcool em gel 70% e uso obrigatório de máscara para todos no ambiente escolar, além de promover o ensino de forma presencial e remota.

"Isso faz com que não estejam 100% das crianças, porque muitos responsáveis preferem não levá-los”, concluiu. Ainda, Longo pediu para que os alunos não fossem à escola caso alguém de sua casa esteja com sintomas gripais.

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE/PE) não exige a apresentação do comprovante de vacinação de Covid-19 para os estudantes para acesso e permanência na instituição de ensino. Há uma semana, a Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) orientou que o mesmo fosse feito nas escolas privadas.

Tags

Autor