COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Cinco universidades e dois institutos vão oferecer 15.156 vagas de graduações, em Pernambuco, no Sisu 2022

Inscrições para o Sisu serão realizadas na próxima semana, entre 15 e 18 de fevereiro. Listão dos aprovados sairá no dia 22

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 11/02/2022 às 11:15 | Atualizado em 11/02/2022 às 11:21
Notícia
X

Depois de conferir as notas individuais do Enem 2021, divulgadas na última quarta-feira (09), a atenção da maioria dos vestibulandos se volta para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma online do Ministério da Educação que reúne vagas de graduação em universidades públicas. Para a primeira edição deste ano, cujas inscrições serão na próxima semana, entre 15 e 18 de fevereiro, há 221.790 vagas em 6.146 cursos ofertados em 125 instituições públicas de ensino superior. Os candidatos são selecionados pelas suas notas no exame.

Em Pernambuco, as cinco universidades públicas (quatro federais e uma estadual) participam do Sisu: UFPE, UFRPE, Univasf e UFAPE, além da UPE. Também integram os dois institutos federais do Estado, IFPE e IF do Sertão Pernambucano. Serão 15.156 vagas no Estado. Cada estudante, ao se inscrever, pode concorrer a até dois cursos. Ele informa, no formulário online, a ordem de preferência.

Embora as inscrições só comecem terça-feira, a consulta da oferta de vagas já está disponível na página do Sisu. É possível visualizar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização das graduações. Também é possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das 125 instituições que aderiram ao Sisu. Esses documentos detalham as vagas por câmpus, além de informarem notas mínimas para ingresso e pesos aplicados em cada uma das cinco provas do Enem.

CORTE

A nota mínima, também chamada de ponto de corte, é o menor desempenho exigido ao candidato, em cada prova do Enem, para concorrer a determinado curso no Sisu. O peso é o valor aplicado nessas provas, também conforme o curso escolhido. Vale lembrar que cada instituição de ensino decide se quer adotar pesos e notas mínimas. É importante, ao se inscrever no Sisu, observar se a universidade escolhida oferece bônus na nota final do Enem.

Todas as instituições pernambucanas adotam algum critério de inclusão. É fundamental também saber, caso o fera opte pelas cotas, se tem mesmo direito, uma vez que precisará comprovar no ato da matrícula, caso seja aprovado.

Uma das novidades na Rural será a banca de heteroidentificação. Todos os candidatos que concorrerem pelas cotas raciais vão passar pela banca. “Não temos muitos casos de fraudes, mas para garantir que as vagas sejam ocupadas por quem de fato tem direito a elas decidimos adotar a banca”, explica a pró-reitora de graduação da UFRPE, Socorro Oliveira.

PERNAMBUCO

No Estado, a Universidade Federal de Pernambuco é a que tem mais vagas, 7.012. Nacionalmente, a universidade é a terceira com maior oferta nesta edição do Sisu. As vagas estão distribuídas nas cidades de Recife (5.552 vagas), Vitória de Santo Antão (430) e Caruaru (1.060). Do total de vagas, 3.500 vão para ampla concorrência e 3.512 para cotistas (egressos de escolas públicas).

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) terá 3.820 vagas em 63 cursos, sendo metade para cotas. A UPE vai ofertar 1.740 vagas em 64 graduações. Desse total de vagas, 1.204 são para ampla concorrência e 536 para cotas. Pode concorrer pelas cotas o candidato que estudou em escola pública da rede federal, estadual ou municipal, do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio.

Na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que tem câmpus em Pernambuco, na Bahia e no Piauí, os feras contarão com 1.610 vagas em 57 cursos. Na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), que fica em Garanhuns, há 560 vagas. Os dois institutos federais, IFPE e IF do Sertão, vão ofertar, respectivamente, 425 e 799 vagas. As duas instituições têm câmpus em todas as regiões do Estado.

Tags

Autor