COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Enem 2022: Prazo para pedir gratuidade na inscrição está perto de acabar

Candidatos podem pedir isenção do pagamento da taxa de inscrição até a próxima sexta-feira (15). Aluno concluinte este ano de escola pública faz o Enem de graça

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 11/04/2022 às 17:11 | Atualizado em 11/04/2022 às 17:15
Notícia
X

Falta menos de uma semana para acabar o prazo para pedir isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2022. Candidatos podem requerer a gratuidade até 23h59 da próxima sexta-feira (15). A solicitação deve ser feita na Página do Participante.

Ainda não se sabe quanto será o valor da taxa de inscrição. As provas estão previstas para os dias 13 e 20 de novembro. Também não foi informado ainda o período de inscrições para o exame.

Todos os estudantes que estão cursando, neste ano de 2022, o 3º ano do ensino médio em escola pública fazem o Enem gratuitamente. Mas vale lembrar que a isenção do pagamento não é automática. O estudante precisa pedir o benefício.

No ano passado a taxa de inscrição custou R$ 85. O edital com o cronograma de inscrição para o exame não foi ainda divulgado pelo Inep, órgão do MEC responsável pelo Enem.

OUTROS CASOS

Também pode fazer o Enem sem pagar a taxa quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada, mas nesse caso é preciso ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Ou seja: cada membro da família deve ganhar até R$ 1.818.

A gratuidade é concedida ainda ao candidato que declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda. Para isso, ele deve ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Ao pedir a isenção terá que informar o seu Número de Identificação Social (NIS).

INSCRIÇÃO

Um lembrete importante: pedir a isenção não significa que a inscrição no Enem está garantida. No dia 22 de abril o Inep vai divulgar a lista dos candidatos que tiveram o pedido aceito. Aqueles que não conseguirem poderão recorrer entre os dias 25 e 29 de abril. O resultado dos recursos será divulgado em 6 de maio.

Quando o Inep divulgar as datas de inscrição no Enem, o estudante acessa a página e faz sua inscrição.

JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA

O candidato que ganhou isenção ano passado, no Enem 2021, e não compareceu para realizar as provas precisam justificar a ausência caso desejem fazer o exame deste ano novamente sem pagar. O prazo acaba também sexta-feira.

É preciso enviar documentos que justifiquem a ausência, como, por exemplo, atestados médicos e boletins de ocorrência. Somente serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB.

DOCUMENTAÇÃO

Entre os documentos exigidos para a dispensa da taxa de inscrição estão a cédula de identidade do participante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar; a cópia do cartão com o NIS válido, no qual está a inscrição no CadÚnico; uma declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola. No caso de participante bolsista, acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.


CRONOGRAMA

Até 15 de abril - Solicitação de isenção da taxa de inscrição
22 de abril - Divulgação dos nomes dos candidatos que terão gratuidade
25 a 29 de abril - Período para ingressar com recurso, caso discorde do resultado
6 de maio - Resultado dos pedidos de recurso

Tags

Autor