Alunos do Recife vão fazer mais provas durante o ano para medir aprendizado. Veja como vai funcionar
Sistema de Avaliação da Educação Básica do Recife (Saere) começará a ser implementado na rede municipal da capital pernambucana neste mês de abril. Cerca de 65 mil estudantes farão provas de português e matemática
Alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais do Recife terão o aprendizado mensurado, por meio de uma avaliação externa, a cada bimestre letivo. Será o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Recife (Saere), que começa a ser implementado na rede municipal da capital pernambucana ainda neste mês de abril.
Cerca de 65 mil estudantes farão provas de português e matemática quatro vezes ao ano. O Saere será coordenado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CaED/UFJF), de Minas Gerais.
É a mesma instituição que faz o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco, o Saepe, avaliação do governo estadual que mede o aprendizado dos estudantes das redes estadual e municipais, nas séries finais do fundamental e ensino médio.
A diferença é que no Saepe as provas são aplicadas apenas uma vez, ao final do ano letivo. No Saere, o desempenho dos estudantes será observado no decorrer do ano, permitindo, dessa forma, intervenções pedagógicas no caso de déficit de aprendizado. E todos os alunos vão participar.
"O Saepe é importante porque dá uma visão da rede e das escolas. Ajuda no planejamento geral de ações para o conjunto de alunos e no ano seguinte ao que a avaliação é realizada. Com o Saere, a avaliação que vamos iniciar no Recife, teremos informações específicas de cada estudante. Vamos acompanhar mais de perto a evolução dele", ressalta o secretário de Educação da capital, Fred Amancio.
"Esse diagnóstico individualizado dará mais ferramentas para que os professores e as equipes planejem as atividades", observa Fred. O anúncio do Saere foi feito na manhã desta quarta-feira (13), durante o Seminário ‘Escola? Presente!’, realizado pela Secretaria Municipal de Educação no Teatro Guararapes, Centro de Convenções de Pernambuco.
Diante da pandemia de covid-19, que obrigou as escolas a suspenderem aulas presenciais por muito tempo, o Saere será importante para mostrar o quanto o afastamento das escolas prejudicou os estudantes. Na rede municipal do Recife, as aulas remotas ocorreram de março de 2020 a junho de 2021.