COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Enem digital: saiba vagas e onde fazer provas em Pernambuco

No Enem impresso não há limitação de vagas. Mas na versão digital, sim. Para o Brasil todo são 101.100 vagas. Em Pernambuco são 3 mil vagas

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 02/05/2022 às 17:16 | Atualizado em 02/05/2022 às 17:27
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Enem será realizado em novembro. As duas versões, impressa e digital, serão nas mesmas datas e horários - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Leitura:

Vestibulandos devem ficar atentos ao calendário do Enem 2022. As inscrições começarão na terça-feira da próxima semana, dia 10 de maio, e vão até 21 de maio. A taxa de inscrição terá o mesmo valor do ano passado, R$ 85. As provas acontecerão em 13 e 20 de novembro.

Pela terceira vez haverá aplicação de duas versões do exame, impressa e digital. O candidato tem que informar, ao se inscrever, qual dos modelos vai querer participar. Os dois modelos serão realizados nas mesmas datas e horários.

Vale lembrar que para o Enem impresso não há limitação de vagas, mas no Enem digital sim. Para o Brasil todo, o Inep vai novamente disponibilizar 101.100 vagas para a versão digital, com preenchimento por ordem de inscrição. É a mesma quantidade ofertada na edição passada.

Para Pernambuco serão novamente 3 mil vagas e nas mesmas cidades: 2 mil para Recife, 500 para Caruaru (Agreste) e 500 para Petrolina (Sertão).

Importante: após concluir a inscrição, não será possível alterar a opção de participar do Enem impresso ou digital.

PROVAS

No Enem digital os candidatos respondem as questões e marcam os gabaritos em computadores. Somente a redação é escrita numa folha de papel, como acontece com os candidatos do Enem impresso.

No primeiro dia do exame, 13 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens, redação e ciências humanas. No segundo dia, 20 de novembro, os candidatos terão testes de matemática e ciências da natureza.

Leia edital do Enem impresso e do Enem digital

A inscrição é feita virtualmente, na página do participante. O estudante deve informar o número de seu CPF e a sua data de nascimento. Tem que obrigatoriamente indicar se vai querer participar do Enem impresso ou do Enem digital.

Só podem fazer o Enem digital quem já concluiu o ensino médio ou está cursando o último ano agora em 2022. Os chamados "treineiros" não podem escolher essa modalidade do exame.

INSCRIÇÃO

Na hora de se inscrever, o Inep alerta que os dados pessoais informados devem ser iguais aos dados cadastrados na Receita Federal para não inviabilizar a correspondência entre as informações.

"Antes de realizar a inscrição, o participante deverá verificar a correspondência dessas informações pessoais e, se for o caso, atualizá-las, na Receita Federal", recomenda o órgão.

É preciso informar endereço de e-mail único e válido e número de telefone fixo ou celular válido.

DIFERENÇAS

Veja abaixo algumas semelhanças ou diferenças entre o Enem impresso e o Enem digital. Aproveite para ler o edital dos dois modelos: Enem impresso e Enem digital.

Quem pode participar

Enem impresso - Qualquer pessoa, inclusive os alunos chamados treineiros, ou seja, aqueles que não vão concluir o ensino médio este ano ou que não estão cursando ainda essa etapa da educação básica

Enem digital - Exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou que está concluindo essa etapa este ano. Vale destacar que há um número limitado de vagas, preenchidas por ordem de inscrição. Para Pernambuco são 3 mil vagas: 2 mil no Recife, 500 em Caruaru e 500 em Petrolina

Datas

As duas versões serão aplicadas nas mesmas datas e horários, 13 e 20 de novembro.

Provas

Os dois formatos também terão a mesma estrutura de prova: quatro cadernos de provas e uma redação. Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha. São quatro áreas avaliadas: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

A diferença é que no caso do Enem Digital a prova será apresentada na tela do computador. Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.

Valor da inscrição

É o mesmo para os dois modelos, R$ 85.

Realização das provas

A versão digital do Enem seguirá a mesma logística do Enem impresso. As provas serão aplicadas em locais definidos pelo Inep, sob as mesmas condições de segurança e sigilo. Portanto, o participante deverá comparecer aos locais de aplicação, que estarão indicados no Cartão de Confirmação de Inscrição. Não haverá prova em casa ou realizada por meio de computador pessoal.

Comentários

Últimas notícias