COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Enem digital: saiba vagas e onde fazer provas em Pernambuco

No Enem impresso não há limitação de vagas. Mas na versão digital, sim. Para o Brasil todo são 101.100 vagas. Em Pernambuco são 3 mil vagas

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 02/05/2022 às 17:16 | Atualizado em 02/05/2022 às 17:27
Notícia
X

Vestibulandos devem ficar atentos ao calendário do Enem 2022. As inscrições começarão na terça-feira da próxima semana, dia 10 de maio, e vão até 21 de maio. A taxa de inscrição terá o mesmo valor do ano passado, R$ 85. As provas acontecerão em 13 e 20 de novembro.

Pela terceira vez haverá aplicação de duas versões do exame, impressa e digital. O candidato tem que informar, ao se inscrever, qual dos modelos vai querer participar. Os dois modelos serão realizados nas mesmas datas e horários.

Vale lembrar que para o Enem impresso não há limitação de vagas, mas no Enem digital sim. Para o Brasil todo, o Inep vai novamente disponibilizar 101.100 vagas para a versão digital, com preenchimento por ordem de inscrição. É a mesma quantidade ofertada na edição passada.

Para Pernambuco serão novamente 3 mil vagas e nas mesmas cidades: 2 mil para Recife, 500 para Caruaru (Agreste) e 500 para Petrolina (Sertão).

Importante: após concluir a inscrição, não será possível alterar a opção de participar do Enem impresso ou digital.

PROVAS

No Enem digital os candidatos respondem as questões e marcam os gabaritos em computadores. Somente a redação é escrita numa folha de papel, como acontece com os candidatos do Enem impresso.

No primeiro dia do exame, 13 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens, redação e ciências humanas. No segundo dia, 20 de novembro, os candidatos terão testes de matemática e ciências da natureza.

Leia edital do Enem impresso e do Enem digital

A inscrição é feita virtualmente, na página do participante. O estudante deve informar o número de seu CPF e a sua data de nascimento. Tem que obrigatoriamente indicar se vai querer participar do Enem impresso ou do Enem digital.

Só podem fazer o Enem digital quem já concluiu o ensino médio ou está cursando o último ano agora em 2022. Os chamados "treineiros" não podem escolher essa modalidade do exame.

INSCRIÇÃO

Na hora de se inscrever, o Inep alerta que os dados pessoais informados devem ser iguais aos dados cadastrados na Receita Federal para não inviabilizar a correspondência entre as informações.

"Antes de realizar a inscrição, o participante deverá verificar a correspondência dessas informações pessoais e, se for o caso, atualizá-las, na Receita Federal", recomenda o órgão.

É preciso informar endereço de e-mail único e válido e número de telefone fixo ou celular válido.

DIFERENÇAS

Veja abaixo algumas semelhanças ou diferenças entre o Enem impresso e o Enem digital. Aproveite para ler o edital dos dois modelos: Enem impresso e Enem digital.

Quem pode participar

Enem impresso - Qualquer pessoa, inclusive os alunos chamados treineiros, ou seja, aqueles que não vão concluir o ensino médio este ano ou que não estão cursando ainda essa etapa da educação básica

Enem digital - Exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou que está concluindo essa etapa este ano. Vale destacar que há um número limitado de vagas, preenchidas por ordem de inscrição. Para Pernambuco são 3 mil vagas: 2 mil no Recife, 500 em Caruaru e 500 em Petrolina

Datas

As duas versões serão aplicadas nas mesmas datas e horários, 13 e 20 de novembro.

Provas

Os dois formatos também terão a mesma estrutura de prova: quatro cadernos de provas e uma redação. Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha. São quatro áreas avaliadas: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

A diferença é que no caso do Enem Digital a prova será apresentada na tela do computador. Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.

Valor da inscrição

É o mesmo para os dois modelos, R$ 85.

Realização das provas

A versão digital do Enem seguirá a mesma logística do Enem impresso. As provas serão aplicadas em locais definidos pelo Inep, sob as mesmas condições de segurança e sigilo. Portanto, o participante deverá comparecer aos locais de aplicação, que estarão indicados no Cartão de Confirmação de Inscrição. Não haverá prova em casa ou realizada por meio de computador pessoal.

Tags

Autor