COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Enem impresso ou Enem digital? Saiba as semelhanças e diferenças

Candidato tem que informar, ao se inscrever, se vai fazer o Enem impresso ou o Enem digital. Inscrições começam na próxima semana, dia 10 de maio, e vão até 21 de maio

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 02/05/2022 às 17:47 | Atualizado em 02/05/2022 às 17:54
Notícia
X

Com a aproximação do período de inscrições do Enem 2022 - será de 10 a 21 de maio - muitos candidatos ficam em dúvida se vale a pena fazer a versão digital, modelo implementado em 2020, ou optar pela tradicional prova impressa.

As duas versões serão aplicadas nos mesmos dias, além de contarem com questões iguais, mesmo tema de redação e mesmo tempo de realização. Acontecerão em 13 e 20 de novembro.

É fundamental escolher qual modelo vai fazer antes de iniciar a inscrição. Porque após finalizado o preenchimento do formulário, não é permitido trocar de opção. Por isso é importante saber a diferença entre os formatos antes de decidir.

Também porque no Enem digital há limite de vagas. Portanto, para quem vai escolher essa modalidade a recomendação é efetuar a inscrição logo nos primeiros dias do prazo.

No Enem digital são 101.100 vagas. O preenchimento é por ordem de inscrição. Uma vez esgotado o limite por cidade, acaba a chance de participar dessa versão.

Em Pernambuco, para o Enem digital há 3 mil vagas, sendo 2 mil no Recife, 500 em Caruaru (Agreste) e 500 em Petrolina (Sertão).

Veja semelhanças e diferenças entre o Enem impresso e o Enem digital.

Quem pode participar

Enem impresso - Pode ser feito por qualquer pessoa, inclusive os alunos chamados treineiros, ou seja, aqueles que não vão concluir o ensino médio este ano ou que não estão cursando ainda essa etapa da educação básica.

Enem digital - Exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou que está concluindo essa etapa em 2022.

Datas

As duas versões serão aplicadas nas mesmas datas e horários, 13 e 20 de novembro.

Provas

Os dois formatos também terão a mesma estrutura de prova: quatro cadernos de provas e uma redação. Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha. São quatro áreas avaliadas: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

No primeiro dia são cinco horas e meia de provas e no segundo, cinco horas. 

Valor da inscrição

É o mesmo para os dois modelos, R$ 85.

Realização das provas

A versão digital do Enem seguirá a mesma logística do Enem impresso. A diferença é que no modelo digital a prova será apresentada na tela do computador. Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel.

As provas serão aplicadas em locais definidos pelo Inep, sob as mesmas condições de segurança e sigilo. Não há prova em casa ou realizada por meio de computador pessoal.

Recursos

A versão digital, assim como a impressa, tem atendimento especializado. O Inep disponibilizará tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra superampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), prova com contraste, tempo adicional e sala de fácil acesso.

Tags

Autor