COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

UPE realiza vestibular para 1.410 vagas em cinco graduações gratuitas e no formato EAD

Manual do vestibular será divulgado sexta-feira (27). Provas serão em agosto. Há quatro licenciaturas e um bacharelado

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 25/05/2022 às 13:57 | Atualizado em 25/05/2022 às 14:05
Notícia
X

Uma boa oportunidade para quem deseja ser professor ou gestor de órgão público: a Universidade de Pernambuco (UPE) vai ofertar 1.410 vagas em cinco graduações. Os cursos vão ser ministrados no modelo de educação a distância em 15 polos do interior do Estado e no arquipélago de Fernando de Noronha. O vestibular será em agosto. A previsão é iniciar as aulas no primeiro semestre de 2023.

As inscrições para o processo seletivo começam na próxima segunda-feira (30) e seguem até 30 de junho. A taxa de inscrição custará R$ 110. As provas vão ser realizadas no dia 28 de agosto, em etapa única, com 50 questões objetivas e uma redação.

As licenciaturas oferecidas são em ciências biológicas, história, letras e pedagogia. Há ainda o bacharelado em administração pública.

Os polos de EAD vão funcionar nas cidades de Afrânio, Águas Belas, Cabrobó, Carpina, Floresta, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Ouricuri, Palmares, Santa Cruz do Capibaribe, São José do Egito, Sertânia, Surubim, Tabira e Triunfo. Também na ilha de Fernando de Noronha.

Segundo o presidente da comissão do vestibular e pró-reitor de graduação, Ernani Martins, o manual do vestibular, com o edital do processo seletivo, será disponibilizado na próxima sexta-feira (27).

"Atendendo a um pedido da sociedade, realizamos o vestibular em vez de aproveitar notas do Enem, como ocorre no Sisu. Porque em geral os candidatos dos cursos de EAD não fazem o Enem com frequência", explica Ernani Martins.

Ele ressalta que o polo de Noronha foi reativado para atender a necessidade de formação de professores na ilha. Já o polo em Triunfo é novidade.

SELEÇÃO

As 50 questões objetivas do vestibular serão assim distribuídas: 10 de português e 10 de matemática; 4 de física, 4 de química, 4 de biologia, 4 de geografia, 4 de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e 4 de história. Além de mais 3 de filosofia e 3 de sociologia.

Tags

Autor