COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

PRECATÓRIOS FUNDEF 2022: Governo de Pernambuco vai explicar detalhes do abono nesta segunda-feira (8)

Entrevista coletiva sobre o pagamento dos precatórios do Fundef, com o secretário estadual de Educação, Marcelo Barros, será às 11h30 na Secretaria de Planejamento de Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 08/08/2022 às 10:54 | Atualizado em 08/08/2022 às 15:55
Notícia
X

Trabalhadores da educação de Pernambuco iniciam a semana com a expectativa de saber quando receberão o abono referente aos precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério).

Inicialmente o governador de Pernambuco prometeu pagar nesta segunda-feira (08), mas impasse na liberação do recurso vai atrasar o pagamento.

Diante do grande interesse pelo abono e das muitas dúvidas entre os contemplados, a Secretaria Estadual de Educação fará uma coletiva de imprensa às 11h30 desta segunda-feira
para prestar esclarecimentos sobre o funcionamento do site de consulta dos beneficiários do Precatório do Fundef.

A entrevista será realizada na Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), na Rua da Aurora, área central do Recife.

O secretário estadual de Educação, Marcelo Barros, vai conduzir a coletiva, que terá também um representante da Procuradoria Geral do Estado.

Ao todo, serão contemplados pelos precatórios do Fundef 52 mil servidores, sendo 35 mil com vínculo ativo com o Estado e 17 mil sem vínculo ativo.

No total, no entanto, haverá o pagamento de 62 mil abonos. A diferença de 10 mil, em relação ao total de beneficiados (52 mil), ocorre porque há trabalhadores com dois vínculos. Nesses casos, eles receberão dobrado.

O valor recebido por Pernambuco dos precatórios é de R$ 4,3 bilhões, e 40% desse total (ou seja, R$ 1,7 bilhão) serão pagos este ano.

No dia 15 de julho, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), informou que os professores da rede estadual receberiam a primeira parcela do extinto Fundef nesta segunda-feira (8).

Tags

Autor