Ideb 2021 pode ter dados distorcidos sobre a realidade da educação do Brasil, alerta Todos pela Educação
Todos Pela Educação alerta para uma análise cuidadosa dos dados, já que foram colhidos enquanto muitas escolas públicas do país ainda não estavam realizando atividades 100% presenciais, ou haviam acabado de promover este retorno
O Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) de 2021 pode vir com distorções devido ao contexto em que foi aplicado: a pandemia da covid-19. A constatação foi feita pelo movimento Todos Pela Educação antes mesmo da divulgação dos dados, que será feita ainda nesta sexta-feira (16).
O Ideb, principal indicador da qualidade da educação no País, reúne os resultados de dois conceitos: o indicador de rendimento escolar (calculado pelas taxas de aprovação dos estudantes em determinado ano), e as médias de desempenho dos alunos nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Neste ano, os dados devem ser analisados com cuidado, isso porque, para o Todos pela Educação, ele podem apresentar informações enganosas; por exemplo: em estados que tenham tido um salto na nota em relação a 2019, não necessariamente os estudantes aprenderam mais.
Isso porque a coleta de informações e as provas foram feitas durante o período de emergência sanitária, entre novembro e dezembro de 2021, quando muitas escolas públicas do país ainda não estavam realizando atividades 100% presenciais, ou haviam acabado de promover este retorno.
Assim, a participação dos estudantes foi impactada. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi aplicada em 71,3% dos alunos previstos, um número que deve variar consideravelmente conforme a etapa e a rede de ensino.
"É razoável supor que os alunos que não estavam presentes nos dias de prova em novembro e dezembro de 2021 são aqueles de menor nível socioeconômico, que estavam acompanhando menos as atividades escolares ou já haviam abandonado os estudos", disse a instituição.
Ainda, completou: "espera-se que o Inep dê a devida clareza sobre essas taxas de participação, explicitando o cuidado necessário no uso das informações que serão divulgadas.
Os dados referentes às taxas de aprovação também acendem um importante alerta. Isso porque o cálculo do Ideb leva em consideração o índice de aprovação nas escolas - mas muitas delas implementaram uma política de aprovação de todos os estudantes na pandemia, o que deve aumentar a nota de muitas, sem necessariamente significar melhora no ensino.
Dados serão úteis para algumas análises
O Todos Pela Educação acredita que os dados do Saeb e do Ideb 2021 que serão divulgados pelo Inep serão particularmente úteis para:
- Dar uma dimensão dos efeitos da pandemia sobre a aprendizagem dos estudantes brasileiros a nível nacional, especialmente nas etapas onde a taxa de participação for mais elevada, permitindo comparações no tempo (ainda que com a cautela de se considerar o contexto atípico de aplicação das provas).
- Ser observados e utilizados dentro de cada rede de ensino e cada escola, que conhecem suas realidades e podem melhor contextualizar cada informação, para nortear suas ações de recomposição de aprendizagem, com base nos novos currículos adaptados à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).