Sisu 2023: Univasf remarca reunião para tratar do bônus no Enem para próxima quarta-feira
A previsão era realizar reunião do Conselho Universitário nessa terça-feira. Univasf tem pressa em decidir porque prazo do MEC para assinatura do termo de adesão ao Sisu acaba sexta-feira
Será nesta quarta-feira (26) a próxima reunião do Conselho Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para tratar do bônus regional na nota do Enem para candidatos que concorrem pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Inicialmente a reunião ocorreria nesta terça-feira (25), mas na convocatória enviada pelo reitor Paulo Fagundes a data foi marcada para 26 de outubro. Foi agendado um novo encontro porque no último, realizado sexta-feira passada (21), não houve quórum para votar a manutenção ou não da política afirmativa.
A Univasf concede acréscimo de 10% na nota do Enem, no Sisu, para os vestibulandos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou privadas das regiões geográficas intermediárias nas quais a universidade possui câmpus. A bonificação é válida para todas as graduações.
São dois pontos em discussão: primeiro se a bonificação será mantida para o Sisu 2023. Caso a ação afirmativa seja mantida, os conselheiros vão decidir se permanece as mesmas regras ou haverá modificações.
ABRANGÊNCIA
A Univasf tem sete câmpus localizados em três Estados nordestinos: Pernambuco, Bahia e Piauí. Em Pernambuco tem unidades em Petrolina e Salgueiro (PE). Na Bahia os câmpus ficam em Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso. São Raimundo Nonato é a cidade do Piauí que conta com unidade da universidade. Ao todo são oferecidos 29 cursos de graduação.
Um das propostas é manter o bônus, mas modificar alguns critérios. Um deles seria ampliar a abrangência geográfica, ou seja, incluir candidatos de mais cidades a serem contempladas pela ação afirmativa.
A reunião do Conselho Universitário desta quarta-feira (26) será das 8h30 até 12h e no formato remoto. Haverá transmissão ao vivo pela TV Caatinga, no YouTube.
ADIAMENTO
O adiamento da decisão sobre o bônus da Univasf deixou estudantes revoltados. O assunto foi o último a ser tratado na reunião da sexta-feira passada. Com o avançado da hora - começou às 14h e passava das 18h e o tema não tinha ainda sido votado - muitos conselheiros saíram do encontro. Sem quórum não houve votação.
A Univasf tem pressa em decidir a questão porque pelo cronograma apresentado pelo Ministério da Educação (MEC), as universidades só têm até a próxima sexta-feira (dia 28) para assinar o termo de adesão ao Sisu 2023.