ENEM 2022: atenção para as regras da prova de redação
Redação é uma das provas deste primeiro dia do Enem. Os candidatos terão também 45 questões de ciências humanas e 45 de linguagens. Texto deve ter mais que sete linhas
Uma das mais temidas provas entre os 3,3 milhões de candidatos que farão o Enem neste domingo (13) é a redação. Além dela, os estudantes terão que responder 45 questões de ciências humanas e 45 de linguagens.
O Enem começa à 13h30, mas os prédios estarão abertos a partir do meio dia para acesso dos participantes. É preciso chegar até 13h, quando os portões serão fechados.
Caneta preta fabricada em material transparente e documento oficial com foto são itens obrigatórios para fazer o Enem.
No Enem 2021, realizado em novembro do ano passado, os estudantes escreveram sobre "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".
A segunda aplicação, em janeiro deste ano, teve o tema "Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil".
BOAS NOTAS
A redação é a única prova subjetiva do Enem. Tirar uma boa nota nela pode ser um diferencial principalmente para quem deseja ingressar, pelo Sisu, em cursos muito concorridos como medicina e direito. O texto deve ter no mínimo oito linhas. Se o candidato escrever até sete linhas não terá a prova corrigida.
Na redação, o vestibulando deve prestar atenção para escrever com letra legível. Afinal, as folhas da prova são digitalizadas e enviadas para os corretores. Quanto mais clara estiver a escrita, mais fácil o entendimento do avaliador.
Vale também prestar atenção ao tempo dedicado à escrita da dissertação. No total, o primeiro do Enem tem duração de 5h30. Começa às 13h30 e vai até 19h. Somente será corrigido o texto escrito na folha de respostas. Redação no rascunho não será considerada.
O texto deve ter até 30 linhas. É importante lembrar que na conclusão o candidato não pode esquecer de incluir quem vai resolver o problema (agente), qual será a proposta de intervenção (ação), como será feita (meio), com que fim (finalidade) e o detalhamento de como vai ser colocada em prática.
"Muitos candidatos acham que essa proposta de intervenção é para o tema e não é. A proposta contida na conclusão tem que ser voltada para o problema desenvolvido, a tese que o estudante escolheu", destaca a professora Fernanda Bérgamo, responsável por um método de redação que será usado ano que vem no Colégio Saber Viver, que fica no Espinheiro, Zona Norte do Recife.
"É claro que vai impactar o tema, mas deve ser uma proposta com agente, meio, ação, objetivo e detalhamento conectados aos problemas desenvolvidos pelo candidato no seu texto", observa Fernanda.
FIQUE LIGADO
Os professores que vão corrigir as redações do Enem vão avaliar se o estudante consegue cumprir:
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo em prosa
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
O que dá nota zero na redação ?
• Fuga total ao tema;
• Não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo;
• Escrever até sete linhas
• Cópia de textos da prova de redação ou do caderno de questões sem que haja pelo menos 8 linhas de produção própria do participante
• impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação
• números ou sinais gráficos sem função clara em qualquer parte do texto ou da folha de
redação
• parte deliberadamente desconectada do tema proposto
• assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante
• texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira
• folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho
• texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes