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QUEM SÃO OS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS? Governo brasileiro elenca pelo menos 9 grupos

Os povos tradicionais brasileiros são a temática principal da redação do Enem 2022; saiba quem são considerados "PCTs"

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Julianna Valença

Publicado em 13/11/2022 às 15:02 | Atualizado em 13/11/2022 às 15:05
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Os povos e comunidades tradicionais brasileiras foram o tema central da redação do ENEM 2022. Aplicada neste domingo (13), a prova propôs que o candidato abordasse os "desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".

ABERTURA DOS PORTÕES nos locais de prova do ENEM 2022

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS BRASILEIROS

Engana-se quem pensa que os povos tradicionais do Brasil são apenas os de etnia indígena.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, a classificação se refere a grupos que possuem as "próprias formas de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição”.

A pasta elenca as seguintes comunidades brasileiras como PCTs: indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais de matriz africana ou de terreiro, os extrativistas, os ribeirinhos, os caboclos, os pescadores artesanais e os pomeranos.

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REDAÇÃO DO ENEM: Veja temas dos anos anteriores

  • 1998: Viver e aprender
  • 1999: Cidadania e participação social
  • 2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?
  • 2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
  • 2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?
  • 2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?
  • 2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?
  • 2005: O trabalho infantil na realidade brasileira
  • 2006: O poder de transformação da leitura
  • 2007: O desafio de se conviver com a diferença
  • 2008: Preservação da floresta Amazônica
  • 2009: O indivíduo frente à ética nacional
  • 2010: O trabalho na construção da dignidade humana
  • 2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
  • 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século 21
  • 2013: Efeito da implantação da lei seca no Brasil 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
  • 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
  • 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
  • 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
  • 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil
  • 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
  • 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania do Brasil

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