Nesta terça-feira (15) acontecem as provas de seleção para novatos das quatro escolas de Aplicação da Universidade de Pernambuco (UPE). Ao todo estão inscritos 4.269 estudantes que concorrem a vagas para o 6º ano do ensino fundamental e o 1º ano do ensino médio.
Os pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes devem ficar atentos ao cumprimento do horário. O acesso aos prédios será liberado às 8h, com fechamento dos portões às 9h.
Os candidatos terão três horas para responder duas provas, português e matemática, cada uma com 20 questões objetivas de múltipla escolha.
A aplicação dos testes será das 9h15 até 12h15, com saída liberada a partir das 11h15. A previsão é que os gabaritos sejam divulgados pela comissão organizadora do concurso a partir das 15h.
VAGAS
As escolas funcionam nas cidades de Recife, Nazaré da Mata (Zona da Mata), Garanhuns (Agreste) e Petrolina (Sertão).
Há 2.668 inscritos para concorrer às vagas do 6º ano do ensino fundamental e 1.601 para as vagas do 1º ano do ensino médio.
Para o ano letivo de 2023 a oferta é de 258 vagas para o 6º ano do fundamental e 130 para o 1º ano do médio. Metade é reservada para candidatos egressos da rede pública.
REGRAS
O presidente da comissão do vestibular e pró-reitor de graduação da UPE, Ernani Martins, lembra algumas regras do processo seletivo. "Os candidatos podem levar celular ou relógio, por exemplo. Mas todos os equipamentos eletrônicos deverão ser desligados e colocados em um porta objetos que vamos fornecer", explica Ernani.
É permitido usar lápis e borracha. O gabarito precisa ser marcado com caneta preta ou azul. E conforme Ernani, não é exigida que seja fabricada em material transparente, como ocorre no Enem.
"O estudante pode levar lanche. Só precisará ter cuidado para não molhar nem sujar a prova e o gabarito, já que o consumo da bebida ou do alimento será feito na própria carteira", adverte o pró-reitor da UPE.
Sobre as máscaras de proteção contra a covid-19, ele diz que não são obrigatórias, porém a recomendação é que os estudantes usem. "Recomendados que os candidatos estejam de máscaras. Mas ninguém deixará de fazer prova se não tiver pois não é obrigatório", esclarece Ernani.
CARTÃO DE INSCRIÇÃO
O candidato precisa apresentar o cartão de inscrição. O documento informa o local em que o estudante fará as provas. Pode ser acessado na página do participante (clique aqui)
"Basta acessar a página do processo e colocar mesmo login e senha usados quando foi efetuada a inscrição do candidato", explica o presidente da comissão do vestibular.
CONCORRÊNCIA
A Escola de Aplicação do Recife é a mais concorrida para o 6º ano. São 73,12 candidatos concorrendo a cada vaga pelo sistema universal. Entre os cotistas, a disputa será de 3,71 alunos por vaga.
Para o 1º ano do ensino médio, novamente a Escola de Aplicação do Recife fica em primeiro lugar entre os de ampla concorrência: 120,4 candidatos por vaga.
Mas pelo sistema de cotas, a procura foi maior na Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, de Garanhuns, com 45 estudantes por vaga.
Veja aqui a concorrência completa
DIVISÃO DAS VAGAS
Distribuição das vagas por escola:
Escola de Aplicação do Recife
6º ano (ensino fundamental) - 34 vagas
1º ano (ensino médio) - 10 vagas
Escola de Aplicação Professor Chaves – Nazaré da Mata
6º ano (ensino fundamental) - 72 vagas
1º ano (ensino médio) - 56 vagas
Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra – Garanhuns
6º ano (ensino fundamental) - 80 vagas
1º ano (ensino médio) - 4 vagas
Escola Estadual de Aplicação Professora Vande de Souza Ferreira – Petrolina
6º ano (ensino fundamental) - 72 vagas
Comentários