COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Enem 2022: já com baixo número de inscritos, Enem digital tem mais de 50% de abstenção no primeiro dia

Havia 66.544 inscritos para o Enem digital. Só 32.376 foram fazer as provas de redação, ciências humanas e linguagens. Um índice de abstenção de 51,3%

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 16/11/2022 às 17:11 | Atualizado em 17/11/2022 às 10:24
Notícia
X

Mais da metade dos candidatos para o modelo digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não compareceu no primeiro dia de provas, no último domingo (13).

Havia 66.544 inscritos, número bem abaixo do total de vagas oferecidas para esse modelo, 101.100 vagas. Desse universo de inscritos, 32.376 foram fazer as provas de redação, ciências humanas e linguagens. Um índice de abstenção de 51,3%.

Em todos os Estados, o percentual de presença no Enem digital não chegou a 60%. A unidade da federação com mais candidatos presentes, em número percentual, foi o Pará, com 55,7%, seguido do Rio Grande do Norte, 54,7% e o Ceará, 53,2%. Os Estados com menos presença foram Tocantins (33,1%) e Roraima (35,5%).

Em Pernambuco havia 2.005 candidatos para realizarem as provas nas cidades de Recife, Caruaru e Petrolina. No Estado, 1.036 compareceram, 51,7%. A abstenção ficou em 48,3%.

COMO É A PROVA

O Enem digital só pode ser feito por alunos que concluirão o ensino médio em 2022 ou já terminaram essa etapa da educação básica. Estudantes chamados treineiros, ou seja, que ainda não chegaram ao 3º ano só podem participar do Enem impresso.

Os candidatos do Enem digital fazem as provas em prédios designados pelo Inep e com computadores sem acesso a internet. A aplicação é idêntica à do Enem impresso, em municípios e locais de prova selecionados pelo Inep, sob as mesmas condições de segurança e sigilo.

As quatro provas objetivas - ciências humanas e linguagens no primeiro dia e matemática e ciências da natureza no segundo dia - são respondidas direto nos computadores. Somente a redação, único testes subjetivo do Enem, é redigida manualmente.

Os vestibulandos recebem uma senha individual para ter acesso às provas. Se parar a resolução, a máquina é bloqueada e para ter novo acesso é preciso digitar a mesma senha.

O preenchimento do gabarito também é digital, mas o candidato recebe uma folha de respostas impressa, caso queira copiar as alternativas.

Em cada questão o estudante clica na resposta que quiser. Essa resposta pode ser alterada até o final do exame. Ao terminar é preciso marcar a opção finalizar e mais uma vez digitar a senha.

 

Tags

Autor