Estudantes de todo o Brasil encaram, no próximo domingo (20), o segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Serão aplicados os testes de matemática, com 45 questões; e de ciências da natureza, com o mesmo número de quesitos e assuntos de biologia, química e física.
As regras são praticamente as mesmas. Uma das diferenças é em relação ao horário de duração do exame. Nesse segundo dia o tempo para responder as provas é 30 minutos mais curto, se comparado com o primeiro dia.
Os portões abrirão ao meio dia e fecharão às 13h. A recomendação é que o candidato esteja no local do Enem quando o acesso ao prédio for liberado. Ele deve se dirigir ao mesmo local que esteve no domingo passado (13). Só poderá usar caneta de tinta preta fabricada em material transparente.
Os feras terão até 18h30 para concluir a avaliação. A saída é liberada a partir das 15h30. Só pode sair com o caderno de provas faltando meia hora para acabar o exame.
Mais uma vez o participante deverá obrigatoriamente apresentar documento oficial com foto (não pode carteira de estudante). Se optar pelo documento digital, terá que mostrá-lo no aplicativo oficial. Vale carteira de identidade, carteira de motorista e título de eleitor.
Uma dúvida que muitos estudantes têm é: faltei o primeiro dia. Posso ir no segundo? Pode, não há impedimento algum. O que vai acontecer é que quando o resultado individual for liberado, quem faltou algum dia do Enem terá nota zero nas provas que deixou de responder.
Os gabaritos das quatro provas objetivas serão liberados pelo Inep na quarta-feira seguinte ao segundo dia do Enem, ou seja, no dia 23.
MÁSCARAS
Mesmo com o aumento de casos de covid-19, o uso de máscaras durante as provas permanece liberado nos Estados e municípios que não estão exigindo o acessório em ambientes fechados. É o caso de Pernambuco. Os candidatos do Enem que fazem os testes em uma das 83 cidades pernambucanas podem escolher se vão fazer o exame com ou sem máscara.
ABSTENÇÃO
No primeiro dia do Enem havia 3.409.682 candidatos para o modelo impresso. Desse total, 2.458.504 comparecerem. Quase um milhão faltou. Foram 951.178 ausentes. O índice de presença, portanto, foi de 72,1% e de abstenção, 27,9%. As provas foram de ciências humanas, redação e de linguagens.
Para o modelo digital, o percentual de faltas foi maior. Havia 66.544 candidatos. Menos da metade compareceu: 32.376 pessoas, um índice de 48,7% de presença.
Fera de direito, Ellen Graziele, 18 anos, participou do Enem digital. Realizou o exame na Faculdade Estácio, na Madalena. Aprovou o formato.
"Achei diferente mas também muito mais prático. Facilitou na resolução de muitas questões. Deu tudo certo", comentou Ellen, aluna do 3º ano do ensino médio da Erem Sizenando Silveira, que fica em Santo Amaro, área central do Recife.
Comentários