COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Enem 2022: últimas provas acontecem neste domingo

Candidatos terão que responder 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 20/11/2022 às 7:00
Acervo pessoal
FERA Carla Letícia fará o Enem de olho numa vaga em história na UFPE - FOTO: Acervo pessoal
Leitura:

A maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 acaba neste domingo (20) com a aplicação das provas de matemática e de ciências da natureza. São 45 questões objetivas em cada teste. Em natureza, os assuntos cobrados são de biologia, química e física.

Uma dúvida que muitos estudantes têm é: faltei o primeiro dia. Posso ir no segundo? Pode, não há impedimento algum. O que vai acontecer é que quando o resultado individual for liberado, quem faltou algum dia do Enem terá nota zero nas provas que deixou de responder.

As regras são praticamente as mesmas do primeiro dia. Uma das diferenças é em relação ao horário de duração do exame. Nesse segundo dia o tempo para fazer as provas é 30 minutos mais curto, se comparado com o primeiro dia.

HORÁRIOS

Os portões abrem ao meio dia e fecham às 13h. A recomendação é que o candidato esteja no local do Enem quando o acesso ao prédio for liberado. Ele deve se dirigir ao mesmo endereço que esteve no domingo passado (13). Só poderá usar caneta de tinta preta fabricada em material transparente.

Os feras terão até 18h30 para concluir a avaliação. A saída é liberada a partir das 15h30. A saída com o caderno de provas é autorizada faltando meia hora para acabar o exame, portanto, às 18h.

Enem 2022
Enem 2022 - Enem 2022

Mais uma vez o participante deverá obrigatoriamente apresentar documento oficial com foto (não pode carteira de estudante). Se optar pelo documento digital, terá que mostrá-lo no aplicativo oficial. Vale carteira de identidade, carteira de motorista e título de eleitor.

Os gabaritos das quatro provas objetivas serão liberados pelo Inep na quarta-feira (23).

ATENÇÃO COM O TRÂNSITO

No Recife, segundo a Polícia Militar de Pernambuco, dois bairros merecem atenção: Boa Vista, no Centro, e Cidade Universitária, na Zona Oeste. Outras duas áreas que deverão ter movimento intenso são Derby e Graças.

Na Boa Vista, tradicionalmente a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) concentrará bastante estudantes: são 5.553 participantes, que terão acesso aos blocos da universidade por duas ruas: Almeida Cunha e Bernardo Guimarães.

Na terceira cidade com mais candidatos do Enem de Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes, três prédios no mesmo bairro reúnem o maior número de estudantes: Piedade. 

A Unifig (Rua Comendador José Didier) tem 2.713 candidatos, maior prédio do Enem na cidade. A Faculdade Metropolitana (Av. Barreto de Menezes) abriga 2.316 feras e o Educandário Jardim Piedade (Rua Ibimirim) soma 643 participantes.

Em Olinda, o Colégio Santa Emília, em Jardim Atlântico, terá 777 candidatos, local com mais gente inscrita no Enem no município. Depois vem a Facho, em Ouro Preto (PE-15), com 748 pessoas, e o Colégio Imaculado Coração de Maria, no Bairro Novo, com 676 candidatos.

MÁSCARAS

Mesmo com o aumento de casos de covid-19, o uso de máscaras durante as provas permanece liberado nos Estados e municípios que não estão exigindo o acessório em ambientes fechados. É o caso de Pernambuco. Os candidatos do Enem que fazem os testes em uma das 83 cidades pernambucanas ou na ilha de Fernando de Noronha podem escolher se vão fazer o exame com ou sem máscara.

Fera de história, Carla Letícia Dutra da Silva, 17 anos, fará o Enem perto da sua casa, em Paulista, no Grande Recife. Matemática é a prova que mais a preocupa neste domingo. "Não sou muito boa. Em natureza, prefiro biologia pois é a matéria que tenho mais facilidade", diz a vestibulanda, aluna do 3º ano do ensino médio da Erem Padre Osmar Novaes, que fica em Paratibe, Paulista.

ABSTENÇÃO

No primeiro dia do Enem havia 3.409.682 candidatos para o modelo impresso. Desse total, 2.458.504 comparecerem. Quase um milhão faltou. Foram 951.178 ausentes. No modelo digital, o percentual de faltas foi maior. Havia 66.544 candidatos. Menos da metade compareceu: 32.376 pessoas.

A estudante Ellen Graziele, 18, participou do Enem digital. Realizou o exame na Faculdade Estácio, na Madalena, Zona Oeste do Recife. Aprovou o formato.

"Achei diferente mas também muito mais prático. Facilitou na resolução de muitas questões. Deu tudo certo", comentou Ellen, aluna do 3º ano do ensino médio da Erem Sizenando Silveira, que fica em Santo Amaro, área central do Recife. Ela espera ingressar no curso de direito.

RESULTADOS

Oficialmente não foi informado ainda pelo Ministério da Educação quando serão liberadas as notas individuais do Enem. É certo, entretanto, que não sairão antes da primeira quinzena de janeiro. Porque a segunda aplicação do exame será nos dias 10 e 11 de janeiro. É voltada para candidatos privados de liberdade, estudantes que adoeceram de covid-19 ou enfrentaram problemas logísticos na primeira edição.

Quem deseja ingressar em todas as universidades públicas de Pernambuco tem que obrigatoriamente fazer o Enem pois é com a nota da avaliação que poderá concorrer a vagas de graduações, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na UFPE, UFRPE, UFAPE, Univasf, UPE, IFPE e IF Sertão.

 

Comentários

Últimas notícias