COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

SSA 3 da UPE: nesta segunda-feira tem provas de biologia, química, física, história, geografia e sociologia

Gabaritos preliminares de todas as provas do SSA 3 serão divulgados na tarde desta segunda-feira. Listão dos aprovados só sairá em fevereiro, segundo a UPE

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 05/12/2022 às 6:00
Marília Falcão/UPE
Candidatos têm 4h30 para responder, nesta segunda-feira, 58 questões de biologia, física, química, sociologia, história e geografia - FOTO: Marília Falcão/UPE
Leitura:

O segundo e último dia de provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 3, da Universidade de Pernambuco (UPE), acontece nesta segunda-feira (05) com a aplicação das provas de biologia, química, física, história, geografia e sociologia.

Os horários são os mesmos: abertura dos portões às 7h e fechamento às 8h, com início da seleção às 8h15. Pode sair a partir das 11h15 e as provas acabarão às 12h45.

Neste domingo, primeiro dia do exame, os candidatos fizeram testes de redação, matemática, português, língua estrangeira (inglês ou espanhol e filosofia.

Havia 13.162 inscritos. No primeiro dia, a abstenção ficou em 13,47%. Significa que 1.773 estudantes não compareceram. O índice é um pouco menor que o registrado ano passado. Em 2021, neste mesmo dia, o percentual de faltas foi de 14,97%.

Houve a eliminação de dois candidatos, um no Recife e outro em Surubim, porque o celular deles tocou na hora das provas. Os feras podem levar telefone, mas o aparelho deve ficar desligado durante o exame.

Os gabaritos preliminares de todas as provas só serão divulgados pela comissão do vestibular às 14h30 desta segunda-feira (05). Já o listão dos aprovados está previsto para ser liberado até 23 de fevereiro.

"O primeiro dia de provas foi muito tranquilo. Para o segundo dia, os candidatos devem ficar atentos ao trânsito. Sugiro sair mais cedo de casa", diz o presidente da comissão de vestibular e pró-reitor de graduação da UPE, Ernani Martins.

REDAÇÃO

O tema da redação deste ano foi "Fato, fake news, manipulação de dados e receptividade do conhecimento científico: como funcionam a informação e a comunicação na sociedade moderna?"

Já o teste de português trouxe textos de Carlos Drummond, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes, Adélia Prado, Chico Buarque e Cecília Meireles. O centenário da Semana de Arte Moderna, celebrado esse ano, foi contemplado. Também apareceram reproduções de telas de Picasso, Portinari e Tarsila do Amaral.

A professora Fernanda Bérgamo elogiou o tema da redação. Ela acredita que a maioria dos candidatos não terá dificuldade em escrever a dissertação. Nas redes sociais da universidades, internautas também comentaram que gostaram do tema.

"O tema parece complexo, mas não é. O estudante está mergulhado, durante todo o seu ensino médio, nas informações contraditórias a respeito do valor das vacinas e da credibilidade dos resultados das urnas eletrônicas. Os mais bem informados têm repertório vasto para defender suas opiniões e responder com propriedade à pergunta temática", diz Bérgamo.

O método de ensino de redação criado por ela será usado pelo Colégio Saber Viver, em 2023, quando a escola passará a ofertar turmas do ensino médio

"É interessante lembrar que, em 2018, o Enem colocou como proposta temática a “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, tema bastante discutido de lá para cá nas salas de aula, o que, com certeza, ajudou o estudante a refletir", destaca a professora de redação.

"O candidato deve ser capaz de relacionar os seus conhecimentos sobre fato, fake news, manipulação de dados e receptividade de conhecimento científico para responder à pergunta do tema: “como funcionam a informação e a comunicação na sociedade moderna?”, afirma Bérgamo.

A professora ressalta ainda que os textos de apoio foram "muito esclarecedores para que o aluno do terceiro ano conseguisse compreender a relação de todos os elementos da proposta."

CORREÇÃO DAS PROVAS

Somente são corrigidas as redações dos candidatos que não passarem do ponto de corte. Segundo Ernani Martins, este mês ainda será realizada a correção das provas objetivas. Como o processo é feito por meio de leitura ótica, é mais rápido.

"A correção das redações do SSA 3 só será feita em janeiro. Faremos com calma pois esse mês ainda temos a aplicação das provas do SSA 1 e SSA 2, no próximo fim de semana. E a correção das provas da seleção das escolas de aplicação", explica Ernani.

Uma equipe de 50 professores faz a correção dos textos dos candidatos. Cada dissertação passa por um corretor e dois revisores. "Se houver uma discrepância maior de 2 pontos na avaliação do corretor e do revisor, o texto é submetido a uma revisão pedagógica", informa o presidente da comissão do vestibular.

Comentários

Últimas notícias