COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

NOVO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO: Mozart Ramos nega ter sido convidado para assumir educação de Pernambuco na gestão Raquel Lyra

Ex-secretário de Educação no governo Jarbas Vasconcelos (2003 a 2006) afirmou que não teve qualquer contato com a futura governadora Raquel Lyra

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 19/12/2022 às 17:46 | Atualizado em 20/12/2022 às 10:30
Notícia
X

O pernambucano Mozart Neves Ramos, 67 anos, não recebeu, até a tarde desta segunda-feira (19), nenhum convite para ser secretário estadual de Educação. O nome dele foi especulado pela imprensa como sendo o escolhido pela futura governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).

"Não recebi convite algum. Estou há três dias nos Estados Unidos, vim passar o Natal com meus netos que moram em Orlando", informou Mozart Ramos, por telefone. Ele foi secretário de Educação do Estado na segunda gestão de Jarbas Vasconcelos (2003 a 2006). Antes havia sido reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entre 1996 e 1999.

"Não falei com Raquel Lyra nem no período da eleição e nem depois. Independente de cargo, no que eu puder ajudar a educação de Pernambuco, ela pode contar comigo", assegurou Mozart.

Atualmente ele ocupa, desde 2020, a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, da Universidade de São Paulo (USP), câmpus Ribeirão Preto. É também membro do Conselho Nacional de Educação (2005-2014 e 2018 até agora) e professor emérito da UFPE.

Na USP, Mozart está coordenando, a convite do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, um grupo de trabalho para pensar a educação do futuro e como a USP pode contrubuir para essa educação. O trabalho começou três meses atrás e a primeira fase deve acabar ainda esse ano.

"O que eu puder contribuir, estando na cátedra Sérgio Henrique Ferreira, na USP, para a educação de Pernambuco, farei. Aliás, como sempre fiz", comentou Mozart, que estará de volta à capital pernambucana no próximo dia 27.

CURRÍCULO

Mozart nunca integrou a Fundação Lemann. Depois de deixar o governo de Pernambuco, ele foi para São Paulo para ser o primeiro presidente executivo do Todos pela Educação, importante organização da sociedade civil criada em 2006 cujo objetivo é contribuir para a melhoria da educação brasileira, especialmente a pública. Lá atuou até 2012.

Entre 2014 e 2019 foi diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, outra entidade que atua na educação também sediada em São Paulo.

ATUAÇÃO NO ESTADO

Pernambuco é hoje destaque nacional no modelo de educação integral para o ensino médio. A ação começou justamente quando Mozart era secretário estadual de Educação.

A primeira escola nesse formato foi criada em 2004, com o Ginásio Pernambucano, na Rua da Aurora, no Centro do Recife. Ao final de 2006, último ano do governo Jarbas Vasconcelos, havia 13 colégios integrais na rede estadual.

Outra ação que Mozart conduziu quando esteve à frente da Educação do Estado foram os programas Se Liga e Acelera, em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Os programas tinham o objetivo de diminuir as taxas de distorção entre a idade e a série dos alunos e melhorar o aprendizado.

"Foram programas importantes que realizamos em regime de colaboração entre o governo estadual e os municípios. Foi quando conheci Raquel Lyra em Caruaru. Sempre entendi que devemos investir começando pela base. Eu era secretário de Pernambuco e portanto não tinha que cuidar somente da rede estadual de ensino e sim contribuir com a educação dos munícípios também", destacou Mozart.

Ele disse que no início das ações, a distorção idade-série dos anos iniciais do ensino fundamental era 48%. Significa que de cada 10 crianças, quatro estavam atrasadas em relação à série que deveriam estar cursando. "Em quatro anos conseguimos reduzir essa taxa para 22%", informou Mozart.

Mozart foi responsável ainda por negociar um empréstimo do Banco Mundial, no valor de 60 milhões de dólares. O dinheiro foi investido principalmente na melhoria da infraestrutura das escolas estaduais e em programas de tecnologia.

Tags

Autor