PATROCINADA

Acolher bem é o segredo para boa adaptação da criança na escola

O Colégio Saber Viver conta com quatro pilares para que esse acolhimento aconteça de forma assertiva

Imagem do autor
Cadastrado por

Caio Ponciano

Publicado em 20/01/2023 às 7:30 | Atualizado em 21/04/2023 às 9:47
Patrocinada
X

O ingresso dos filhos na escola é um momento desafiador para as crianças e também para os pais. Afinal, o primeiro contato com o espaço escolar pode causar inseguranças pelas mudanças que traz ao dia a dia. Mas, com a orientação correta, é possível ter um processo de adaptação fluido e tranquilo.

O Colégio Saber Viver conta com quatro pilares para que esse acolhimento aconteça de forma assertiva: confiança, verdade, rotina e tempo.

“O primeiro passo é estabelecer confiança com os pais, fazendo com que eles conheçam a escola e se sintam seguros em deixar seus filhos com a gente. Sempre trabalhamos com a verdade e afetividade para educar, estabelecendo uma rotina que facilite com que eles se adaptem ao novo ambiente e respeitando o tempo de cada um para criar laços na escola”, explica a orientadora pedagógica do Ensino Infantil do Saber Viver, Juliana Siqueira.

Colégio Saber Viver/Divulgação
A mudança de rotina pode começar a ser feita uma semana antes do ingresso da criança no Saber Viver, para que ela possa se acostumar aos novos horários - Colégio Saber Viver/Divulgação

Os familiares são essenciais nesse momento de transição, que começa bem antes do primeiro dia do aluno no colégio. As famílias são convidadas a conhecer a estrutura da escola e a participar de reuniões prévias para que possam falar um pouco sobre a rotina do filho e também tirar dúvidas.

“Convocamos as famílias para que nos contem sobre a rotina dos pequenos, como horários de sono e de que forma socializam. Na oportunidade, explicamos como trabalhamos e as necessidades da criança naquela fase do desenvolvimento. Os pais são muito importantes para incentivar a criança, preparando para que ela venha feliz à escola e disposta a aprender coisas novas”, conta a orientadora.

Juliana destaca que a mudança de rotina pode começar a ser feita uma semana antes do ingresso da criança no Saber Viver, para que ela possa se acostumar aos novos horários.

“Comecem a fazer as mudanças de forma gradual, preparando a criança para estar no novo ambiente, mostrando a escola, levando para comprar a farda. Já pode mudar o horário dela acordar e de se alimentar de acordo com o tempo na escola. Isso vai fazer com que ela só precise se adaptar com o ambiente escolar tornando o processo mais fluido”.

Colégio Saber Viver/Divulgação
Esse momento de acolhimento é essencial para o desenvolvimento saudável da criança na escola, aprendendo sobre as dinâmicas do convívio social, direitos e deveres, a dividir espaço, respeito às regras e à coletividade - Colégio Saber Viver/Divulgação

Vale lembrar que os pais também precisam se adaptar à nova realidade, por isso, devem buscar informações sobre a adaptação, participar das reuniões e conversar com outras famílias, professores e coordenadores. “O objetivo é o mesmo: todos querem que a criança tenha uma boa adaptação”, esclarece.

METODOLOGIA

O Colégio Saber Viver estimula a autonomia dos alunos, para que eles sejam ativos no seu processo de aprendizagem. Assim, as habilidades e competências são trabalhadas de maneira que o estudante tenha senso crítico e consiga interagir uns com os outros sobre o objeto de estudo, com a mediação dos profissionais da escola.

Esse momento de acolhimento é essencial para o desenvolvimento saudável da criança na escola, aprendendo sobre as dinâmicas do convívio social, direitos e deveres, a dividir espaço, respeito às regras e à coletividade.

Colégio Saber Viver/Divulgação
O Colégio Saber Viver estimula a autonomia dos alunos, para que eles sejam ativos no seu processo de aprendizagem - Colégio Saber Viver/Divulgação

“No ambiente familiar, as regras são específicas e na escola elas são gerais, a criança vai passar a viver e a compreender as normas sociais e a cidadania, convivendo com outras famílias e trocando ideias sobre educação, que é algo complexo”, diz Juliana.

Na primeiríssima infância, um a três anos, é trabalhada a relação dos pequenos com o corpo, despertando neles para que ele serve e como, a partir da estrutura física de cada um, acontece a relação deles com o mundo. É o momento de testar a motricidade ampla da criança, sua movimentação, ensinar sobre regras de convívio.

Depois disso, começa o desenvolvimento dos movimentos refinados, trabalhando o movimento das mãos com pequenos projetos, como esculturas, para depois expressar o que pensam através do desenho.

NOVO ENSINO MÉDIO

O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica e aproxima os estudantes do ingresso na universidade e do início da vida profissional. Um dos principais objetivos do Novo Ensino Médio é permitir que eles desenvolvam condições para decidir o futuro profissional e pessoal, proporcionando o contato com os mais diversos saberes para tomar decisões.

A metodologia do Colégio Saber Viver é desenvolver não apenas os conhecimentos técnicos e o aprendizado do conteúdo, mas também habilidades como cooperação, compreensão, capacidade de argumentação, domínio das tecnologias, além de respeitar e analisar o mundo e suas múltiplas vivências. Os alunos são estimulados a tomar decisões com autonomia, responsabilidade pessoal e social

 

Tags

Autor