COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Recife: menos de 30% das vagas para novatos nas escolas municipais são preenchidas. Matrícula está reaberta até dia 24

Foram abertas 18.384 vagas para novos alunos da educação infantil, ensino fundamental e EJA. Desse total, só 5.193 estudantes confirmaram a matrícula

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 19/01/2023 às 17:19 | Atualizado em 03/02/2023 às 9:18
Wagner Ramos / PCR
Rede municipal de ensino do Recife tem cerca de 5 mil professores, 331 escolas e 95 mil estudantes - FOTO: Wagner Ramos / PCR

Menos de um terço das vagas para novatos oferecidas nas escolas municipais do Recife foi preenchida. Semelhante ao que ocorreu na rede estadual de Pernambuco, o número de vagas que sobrou na rede municipal da capital é alto. Foram abertas 18.384 vagas para novos alunos da educação infantil, ensino fundamental e EJA. Desse total, só 5.193 estudantes confirmaram a matrícula.

Significa que 71% das vagas que antes haviam sido reservadas no final do ano passado voltaram a ser oferecidas. As famílias fizeram a reserva entre 29 de novembro e 19 de dezembro. Depois teriam que comparecer presencialmente às unidades de ensino entre 3 e 13 de janeiro. Só 28,25% fizeram isso.

O novo período de cadastro para 13.191 vagas começou nesta quinta-feira (19) e vai até a próxima terça-feira (24). É mais uma chance de as famílias ou alunos ingressarem na rede municipal de ensino do Recife. As aulas vão começar no dia 3 de fevereiro.

A Secretaria de Educação informa que novamente o cadastro será exclusivamente pela internet, no site Matrícula Online (matriculaonline.recife.pe.gov.br) ou pelo Conecta Recife. A novidade, adotada nesta edição de matrículas, é que o preenchimento das vagas não ocorre por ordem de chegada.

O estudante, se maior de idade, ou sua família, realiza o cadastro e indica pelo menos três escolas que deseja estudar. Encerrado o período de inscrição, o sistema fará a distribuição das vagas. Agora são adotados outros critérios em vez da reserva de vaga acontecer para quem fizesse o processo primeiro.

Para as vagas do ensino fundamental e EJA, alguns prioritários são residir no Recife, possuir irmão na mesma escola e a família estar cadastrada no CadÚnico.

Já para os novatos da educação infantil, a Secretaria de Educação usará critérios sociais, com objetivo, diz, "garantir primeiro a vaga de quem mais precisa". 

Entre eles, estão: estar sob guarda de instituição de acolhimento, estar cadastrado no CADÚnico (extrema pobreza ou pobreza), ser filho(a) de mãe adolescente, possuir irmão na mesma escola ou ser estudante com deficiência.

A rede municipal de ensino do Recife tem cerca de 5 mil professores, 331 escolas e 95 mil estudantes.

Comentários

Últimas notícias