Sisu 2023: confira a MAIOR e a MENOR nota dos aprovados no Sisu 2022 na UFPE, UFRPE e UPE
As inscrições no Sisu serão de 16 a 24 de fevereiro. Para concorrer é preciso ter feito o Enem 2022. As notas do Enem vão ser liberadas no dia 13 de fevereiro
Falta menos de um mês para o início das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma virtual do Ministério da Educação que reúne vagas em cursos superiores de mais de cem universidades e institutos públicos brasileiros.
Para concorrer às vagas basta haver feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 e não ter zerado a prova de redação. O candidato precisa também ter o ensino médio completo.
As inscrições no Sisu serão de 16 a 24 de fevereiro no site do sistema. A nota do Enem vai ser liberada um pouco antes, em 13 de fevereiro. De Pernambuco participam todas as cinco universidades públicas e os dois institutos federais: UFPE, UFRPE, UFAPE, Univasf, UPE, IFPE e IF do Sertão.
Significa que o vestibulando que deseja cursar graduação no Estado em instituição federal ou estadual tem que obrigatoriamente se inscrever no Sisu. Serão 13.809 vagas ofertadas por essas sete instituições pernambucanas na primeira edição do Sisu 2023, conforme os termos de adesão delas.
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) havia inicialmente colocado todas as vagas nesta primeira edição do Sisu 2023 (3.820). Mas depois decidiu disponibilizar somente as vagas do primeiro semestre letivo de 2023. As do segundo semestre serão oferecidas na segunda edição do Sisu 2023.
Então para essa primeira edição a universidade terá 1.930 vagas em 47 cursos. A Rural tem câmpus no Recife, Cabo de Santo Agostinho, Belo Jardim e Serra Talhada.
No Estado a UFPE é a que tem mais vagas, 7.012 vagas em 105 graduações no próximo Sisu. É o mesmo número disponibilizado na edição do Sisu de 2022. Há unidades da UFPE na capital pernambucana, em Vitória de Santo Antão e em Caruaru.
A única universidade estadual, a UPE, terá 1.800 vagas em 69 cursos. É a universidade com mais presença geográfica em Pernambuco. Existe câmpus em nove cidades: Recife, Nazaré da Mata, Palmares, Garanhuns, Caruaru, Arcoverde, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada.
Na UPE, além do Sisu, o vestibulando pode ingressar de outra forma, pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA). Nesse formato de seleção, o estudante realiza prova três vezes, ao final de cada série do ensino médio. As três notas são somadas e resultam numa média. Com ela o candidato concorre também a 1.800 vagas nas mesmas graduações que estão no Sisu.
MAIOR E MENOR NOTA NO SISU 2022
Enquanto as inscrições no Sisu não estão abertas, vale a pena conferir as chances de aprovação. Uma boa é conferir o desempenho dos candidatos que foram classificados no Sisu do ano passado.
UFPE, UFRPE e UPE disponibilizaram a maior e a menor nota, por curso, dos estudantes aprovados no Sisu 2022. Vale destacar que essas listas se referem às notas do primeiro listão de aprovados de 2022, portanto não consideram os remanejamentos que ocorreram depois.
UFPE
Na lista da UFPE (veja abaixo), o desempenho maior e menor aparece por graduação e também por tipo, se de ampla concorrência ou pelas cotas. Lei federal destina metade das vagas nas universidades e institutos federais para quem estudou todo o ensino médio em escola pública.
UFRPE
Na lista da UFRPE (veja abaixo) a maior e menor nota dos aprovados no Sisu 2022 não separou ampla concorrência e cotistas. Portanto, o estudante saberá somente qual foi a média mais alta e a mais baixa dos aprovados por curso, independente do sistema pelo qual concorreu.
UPE
A UPE, como na UFPE, apresenta a tabela separada entre ampla concorrência e cotistas. Na universidade estadual a cota é diferente das federais: a quantidade de vagas é menor, 30% (nas federais é 50%), e o candidato deve ter estudado do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio na rede pública.
MAIOR E MENOR NOTA DA UPE SISU 2022
Além das maiores e menores notas, a UPE disponibilizou para os feras a concorrência, por curso, nas três últimas edições do Sisu, 2020, 2021 e 2022.
CONCORRÊNCIA SISU 2020, 2021 E 2022 NA UPE
BÔNUS NO ENEM PARA O SISU
As universidades e institutos podem adotar bônus na nota do Enem. O que isso significa? Que há um acréscimo na média final do candidato que atender os critérios para ter direito ao benefício. Mas uma ressalva: no Sisu o mesmo candidato não pode ser cotista e ganhar bônus. É preciso optar por uma das políticas.
A UFPE dá 5% de bônus ao vestibulando de medicina, câmpus Recife, que cursou e concluiu todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais (pública ou privada) de Pernambuco.
Há ainda 3% de bônus no Enem para candidatos ao curso de medicina de Recife que cursaram e concluíram no mínimo 2/3 do ensino médio em escolas regulares e presenciais de Pernambuco.
Será concedido acréscimo de 10% na média dos candidatos aos cursos de Vitória e Caruaru que cursaram e concluíram todo o ensino médio em escolas da da Zona da Mata pernambucana e do Agreste.
Haverá 5% a mais na média dos vestibulandos concorrentes aos cursos de Vitória e Caruaru que tiverem cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do ensino médio em escolas da Zona da Mata e Agreste pernambucano.
Na UFRPE, há bônus de 10% no Enem para o estudante que fez ensino médio no Agreste ou no Sertão e deseja ingressar nos câmpus de Belo Jardim ou Serra Talhada. O bônus é dado independente de o candidato ter estudado em escola pública ou privada.
Na UFAPE, a bonificação vale também 10% para o vestibulando que cursou médio no Agreste (escola pública ou privada). A UFAPE fica em Garanhuns.
BÔNUS NA UPE
A UPE oferece bônus de 10% no Enem apenas para os cursos de medicina, direito e odontologia. Para as graduações ministradas no Recife, pode ser requerido por qualquer jovem que estudou e mora na capital, na Região Metropolitana ou na Zona da Mata.
Em Garanhuns, onde a UPE tem curso de medicina, o bônus é concedido a quem estudou e reside no Agreste do Estado.
Para medicina de Serra Talhada e os cursos de odontologia e direito ofertados em Arcoverde, a UPE destina a bonificação aos jovens que fizeram o ensino médio no Sertão pernambucano e que vivem nessa região do Estado.
BÔNUS NA UNIVASF
Já a Univasf, que tem câmpus em Pernambuco, Bahia e Piauí, concede acréscimo de 10% na média final do Enem, no Sisu, para os vestibulandos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou privadas das regiões geográficas intermediárias nas quais a Univasf possui câmpus. O bônus vale para todas as graduações.
Em Pernambuco tem unidades em Petrolina e Salgueiro (PE). Na Bahia os câmpus ficam em Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso. São Raimundo Nonato é a cidade do Piauí que conta com unidade da universidade.
A novidade desta edição do Sisu é a ampliação das cidades contempladas com o bônus. Além de novos municípios em Pernambuco, a Univasf incluiu cidades de Alagoas e Sergipe.