LANÇAMENTO

Mozart Neves lança o livro ‘Educação, a trilha inacabada’ em busca de resolução para os problemas educacionais do País

Exemplares terão distribuição gratuita e disponibilidade em versão digital

Lucas Moraes
Cadastrado por
Lucas Moraes
Publicado em 09/05/2023 às 11:45 | Atualizado em 09/05/2023 às 11:49
Foto: Leo Motta / JC Imagem
O educador Mozart Neves Ramos - FOTO: Foto: Leo Motta / JC Imagem

Um compilado de reflexões e um convite desafiador: ter coragem para enfrentar os problemas da educação brasileira. É com esse pensamento e a disposição para atuar, que o educador, ex-reitor da UFPE e ex-secretário de Educação de Pernambuco Mozart Neves lança nesta quarta-feira (10), às 16h, o seu livro ‘Educação, a trilha inacabada’, na Bett Brasil, evento que acontece no Transamerica Expo, em São Paulo.

Reunindo 44 artigos publicados em periódicos como este Jornal do Commercio, Correio Braziliense, Folha de São Paulo e Estado de São Paulo, Mozart Neves busca em mais de 100 páginas estabelecer um diálogo intergeracional na busca da convergência de resoluções para os problemas educacionais que ao longo do tempo ainda afligem milhares de brasileiros.

“Muita gente me pergunta o porquê do nome. É uma reflexão que tenho feito da minha geração, que ainda está ativa, mas outra geração já chegou e a minha não conseguiu resolver problemas que hoje não são mais da agenda de países desenvolvidos. Como por exemplo: o Brasil ainda não resolveu a questão da alfabetização na idade certa. Isso não é mais a agenda dos países desenvolvidos e temos que aprender como resolver”, ressalta Mozart.

O livro tem distribuição gratuita em eventos de lançamento e também segue disponível digitalmente no site da editora Moderna. A intenção é justamente democratizar o acesso para pulverizar as possibilidades de mitigação dos problemas educacionais, incluindo poder público, iniciativa privada, professores, alunos e cidadãos em geral.

“Assim como dizia Ariano Suassuna, eu também sou um realista esperançoso. Se a gente reflete sobre os problemas e não os resolve, simplesmente estamos nos olhando no espelho. E aí, ninguém faz omelete sem quebrar ovos. O problema do Brasil primeiro é que falta uma grande liderança na educação para fazer essas mudanças, e liderança tem que entender que irá ferir alguns interesses. Tem que ter coragem, decisão e foco”, reforça Mozart Neves.

Dividido em dois grandes grupos, o livro, além das dificuldades na educação que cruzam gerações de Norte a Sul no País, também se debruça sobre a pandemia da covid-19, que inflamou a já agravada situação educacional.

“O livro retrata portanto esse período da pandemia e as políticas públicas; o que avançou e muito do que precisa avançar, principalmente no campo da aprendizagem. Se isso já era um desafio, a pandemia se acentuou enormemente. Revelou algo que a gente já sabia sobre a questão de desigualdade, não com milhares, mas milhões de crianças e jovens que passaram dois anos sem ter acesso às atividades escolares, por falta de internet, banda larga e novas tecnologias que crianças de classe abastada têm na sua casa, e as de baixa renda não…”.

Mozart também discute os rumos da educação dos jovens, não somente nas quatro paredes das salas de aula. “Não temos projeto para nossa juventude, não é somente escola integral de ensino médio. Isso é ponto de partida. Não temos projeto de pós-médio. Aqueles que terminam (o ensino médio), metade fica no caminho, terminam com grande déficit”, preocupa-se.

O prefácio de ‘Educação, a trilha inacabada’ é assinado pelo ex-ministro José Henrique Paim. A versão digital pode ser acessada no www.moderna.com.br.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias