Como ver onde vou fazer a prova do Enem? Tem como mudar o local da prova do Enem? Confira
Confira se é possível alterar o local da prova do Enem 2023
Nesta terça-feira (24), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os locais de realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) juntamente com o Cartão de Inscrição.
Para verificar, os estudantes devem acessar o Portal do Participante no site do Inep e fazer o login com os dados do gov.br.
Após a divulgação dos locais de realização das provas, é comum que muitos candidatos fiquem insatisfeitos devido à distância ou condições das escolas ou faculdades designadas como locais de exame. Isso leva vários candidatos a desejarem trocar de local.
Tem como mudar o local da prova do Enem?
A resposta é não. O participante não terá a possibilidade de modificar o local de prova do Enem após o período de inscrição.
Alterações não são permitidas fora do processo de inscrições. Ou seja, os candidatos devem se preparar antecipadamente para eventuais adversidades que possam ocorrer em seus respectivos locais de aplicação do Enem.
Como Consultar o Local da Prova do Enem?
Informações sobre o Enem 2023
Duração das Provas
O primeiro dia do Enem terá a duração de 5 horas e 30 minutos devido à redação, enquanto o segundo dia terá 5 horas.
Estrutura das Provas
A prova do Enem consiste em 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas, 45 de Ciências da Natureza, e outras 45 de Matemática, além da Redação.
Veja como será a distribuição entre os dias:
- 05/11, das 13h30 às 19h: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões de Ciências Humanas.
- 12/11, das 13h30 às 18h30: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões de Matemática.
O que é Proibido Levar para o Enem?
Segundo o edital do Enem, é proibido o uso dos seguintes itens, que devem ser guardados no envelope porta-objetos pelos candidatos:
- Declaração de comparecimento impressa;
- Cartão de Confirmação da Inscrição;
- Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
- Caneta de material não transparente;
- Lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações;
- Protetor auricular, relógio de qualquer tipo e quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar;
- Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico;
- Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens e quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.